Padres e freiras, em sua maioria, pertencem a ordens religiosas que requerem votos de celibato, pobreza e obediência. Mas não significa que não possam se casar como muita gente imagina, claro, embora isso não seja totalmente falso. Há muitas atividades para padres fora da rotina dos rituais, bem como para freiras. Ou ainda para ambos.
Leia também:
- Maquiagem e filhos: como é a congregação da Irmã Eva, a ‘Freira Gata’
- ‘Freira Gata’ surge em vídeo e explode a internet

Coisas que padres e freiras podem fazer
É importante ressaltar que as relações entre padres e freiras são orientadas pelas regras e costumes de suas ordens religiosas, que enfatizam a importância da castidade e do respeito à vida consagrada. A interação entre eles deve ser sempre pautada pela seriedade, respeito e pelo discernimento espiritual.
Entretanto, o celibato é uma prática da Igreja Romana. Assim, há exceções em algumas igrejas orientais ou de outras origens, por exemplo, mas também cristãs.
Permitem padres casados

A maioria das igrejas católicas orientais, com exceção das igrejas Siro-Malabar e Siro-Malancar da Índia, permitem padres casados, desde que o casamento ocorra antes da ordenação. As exceções são as igrejas Siro-Malabar e Siro-Malancar. Assim como a Igreja Católica Romana, elas seguem a regra do celibato.
Em igrejas onde padres casados são permitidos, se um homem solteiro é ordenado padre, ele não pode se casar posteriormente. Se um padre casado fica viúvo, ele não pode se casar novamente.
Igreja Católica Romana
A Igreja Católica Romana exige o celibato para seus padres, além das freiras. Tanto para aqueles que pertencem a ordens religiosas quanto para os clérigos diocesanos. No entanto, há exceções, como a possibilidade de padres convertidos de outras denominações cristãs. Um exemplo é a Igreja Anglicana ou o Luteranismo. Nestas, eles podem permanecerem casados.
Autorização do Papa

O Papa Francisco, em 2014, permitiu que as igrejas católicas orientais que estão em diáspora, ou seja, fora do seu território tradicional, também pudessem ter padres casados.
Outras Denominações
Por sua vez, as denominações protestantes, a exemplo da Igreja Anglicana e o Luteranismo, permitem o casamento de seus clérigos. Portanto, a permissão para padres ou freiras casados varia entre as diferentes tradições dentro do cristianismo, com a Igreja Católica Romana sendo a principal exceção.