Projeto acalentado pelo Pitangão durante 29 anos chega ao circuito cinematográfico a partir desta quinta-feira, 2 de outubro, contando a história da Revolta dos Malês, ocorrida em Salvador em 1835

O início de semana marcou o lançamento de “Malês”, filme dirigido por Antônio Pitanga e que o ator acalentou durante 29 anos. Em seu trabalho, que chega ao circuito comercial no dia 2 de outubro, o “Pitangão” leva para as telas a Revolta dos Malês, o maior levante organizado por pessoas escravizadas da história do Brasil. Além de convidados, a pré-estreia no Rio de Janeiro teve a presença do cineasta e de atores que estão no elenco.
Antônio Pitanga conta nesta empreitada com seus filhos, os atores Rocco e Camila Pitanga, que estão com alguns dos papéis principais. A resistência e coragem na vibrante Salvador de 1835 são destacadas no filme. A trama inicia durante o casamento de dois jovens muçulmanos que são capturados, arrancados de sua terra natal na África e escravizados no Brasil. Separados pelo destino cruel, ambos lutam para sobreviver e se reencontrar, enquanto se veem envolvidos na maior insurreição de escravizados da história do Brasil: a Revolta dos Malês.
Rocco Pitanga falou sobre a felicidade de ver seu pai enfim concluir o filme “Malês”.
O ator, que interpreta Dassalu, ainda destacou o quanto é pertinente lançar neste momento do país um filme que jogue luz no que foi a Revolta dos Malês.
Emocionada, a atriz Camila Pitanga destacou a realização que envolve a chegada do filme “Malês” aos cinemas. Ela interpreta Sabina no filme que tem roteiro de Manuela Dias (a dramaturga que atualmente está adaptando a novela “Vale Tudo).
Camila Pitanga ainda apontou o quanto o ano de 1835 dialoga com o Brasil de 2025:
O filme ainda tem o próprio Antônio Pitanga no elenco e nomes como Samira Carvalho, Rodrigo de Odé, Bukassa Kabengele, Heraldo de Deus, Patrícia Pillar, Edvana Carvalho, Indira Nascimento, Wilson Rabelo, Thiago Justino e Ítala Nandi