Tela Brasil, streaming gratuito dedicado exclusivamente a produção audiovisual nacional, deve começar a funcionar nos próximos meses. Saiba os detalhes!

A expectativa em torno da chegada da plataforma gratuita de streaming Tela Brasil ao público ficou mais intensa. Em nota divulgada no último domingo, o Ministério da Cultura (MinC) trouxe uma previsão para o início da operação.
A ideia é que o Tela Brasil esteja à disposição do público para o primeiro trimestre de 2026.
Governo Federal se manifesta sobre Tela Brasil após rumores

O anúncio de que o Tela Brasil deve funcionar no primeiro trimestre de 2026 surgiu após a divulgação na imprensa de que o streaming havia começado a operar em alguns dispositivos e passava por instabilidades. Em nota, o Ministério da Cultura desmentiu os rumores:
“A plataforma e seus aplicativos (versões Android e IOS) encontram-se em fase final de testes com lançamento previsto para o primeiro trimestre de 2026”, informou o MinC em nota.
Como é o projeto Tela Brasil?
O projeto Tela Brasil é resultado de uma parceria entre o Ministério da Cultura e instituições parceiras (Cinemateca Brasileira, CTAv, Funarte e Fundação Cultural Palmares, filmes brasileiros indicados ao Oscar, além de editais de licenciamento). O Governo Federal estipula que o catálogo inicial trará cerca de 555 obras audiovisuais, entre produções de ficção, séries, documentários e animações. O investimento é de R$ 4,4 milhões.
Cada pessoa poderá fazer cadastro no streaming Tela Brasil pela sua conta no gov.br.
A Tela Brasil é considerada uma “importante entrega da política cultural do Governo do Brasil para o audiovisual, reunindo centenas de títulos brasileiros e ampliando de forma inédita o acesso da população às produções nacionais”, segundo a nota.
Tela Brasil é lançada em grande momento do cinema brasileiro

A plataforma surge em um momento muito rico para o cinema brasileiro. Em 2025, “Ainda Estou Aqui” trouxe o primeiro Oscar de Melhor Filme Internacional para o Brasil e rendeu o Globo de Ouro de Melhor Atriz de Drama (para Fernanda Torres) e outros 70 prêmios.
Neste 2026, “O Agente Secreto” foi premiado com o Globo de Ouro de Melhor Filme em Língua Não-Inglesa e de Melhor Ator de Drama (para Wagner Moura) e está cotado para o Oscar 2026. Até o momento, o filme recebeu mais de 50 prêmios.
“O Último Azul” recebeu o Grande Prêmio do Júri no Festival de Berlim 2025. “Manas” recebeu prêmio Jornada do Autor em 2024 em Veneza e outros 20 prêmios. Além disto, está indicado ao Goya de Melhor Filme Ibero-Americano 2026.
A Tela Brasil tem como compromisso a representação da pluralidade das identidades de gênero, cultural e étnico-racial, a promoção da diversidade regional brasileira, a preservação da memória audiovisual, e a oferta de obras com relevância educacional, formativas e de impacto social.