Diretor conta sua reação perante forma como prêmio foi entregue, mas fortalece ideia de visibilidade maior para “O Agente Secreto”.

O novo momento de consagração para “O Agente Secreto” foi visto com entusiasmo por Kleber Mendonça Filho. O cineasta destacou o quanto o fato do trabalho ter recebido o Critics Choice Awards de Melhor Filme Internacional pode reverberar no decorrer da trajetória da campanha no exterior.
A premiação levou “O Agente Secreto” a fazer história. Pela primeira vez, uma produção brasileira foi reconhecida pela principal associação de críticos norte-americanos.
Kleber Mendonça Filho opina sobre maneira como prêmio foi entregue a “O Agente Secreto”

A forma como a premiação foi anunciada trouxe polêmicas. O cineasta Kleber Mendonça Filho e a produtora Emilie Lesclaux foram abordados por uma repórter e, no decorrer da entrevista, foram surpreendidos com o anúncio de que “O Agente Secreto” venceu a categoria de Melhor Filme Internacional.
O diretor Kleber Mendonça Filho falou sobre o que aconteceu no decorrer da cerimônia, incluindo o fato de ele e Wagner Moura terem apresentado a última categoria da noite.
-O fato de termos apresentado o Melhor Filme, de certa forma, amenizou uma falta de atenção da Critics Choice Association com uma das grandes safras históricas de cinema feito fora dos Estados Unidos, num momento político do país, onde o elemento estrangeiro tem sido muito debatido – afirmou.
O cineasta também falou sobre o fato de “Uma Batalha Após A Outra” ter vencido o prêmio de Melhor Filme.
-Teria sido importante destacar o cinema internacional, com uma apresentação no palco dos indicados. Mas, de toda forma, está tudo certo, foi bom apresentar, ao lado de Wagner, o prêmio de Melhor Filme para Paul Thomas Anderson, um cineasta da minha geração, e que admiro – disse.
Diretor fala sobre a sequência da trajetória de “O Agente Secreto”

O diretor Kleber Mendonça Filho ainda contou como o prêmio tende a trazer impacto para a sequência da campanha de “O Agente Secreto”.
-Sinto que o prêmio do ‘Critics Choice’ deu uma visibilidade ainda maior para ‘O Agente Secreto’, que está tendo uma carreira excelente nos cinemas dos Estados Unidos. Nós agora estamos em Nova York para dar continuidade a essa agenda.
“O Agente Secreto” chegou a 48 prêmios em sua trajetória até o momento. O trabalho estrelado por Wagner Moura recebeu os prêmios de Melhor Filme Internacional do National Society of Film Critics (NSFC), e, com isso, juntou-se a um seleto grupo de obras que alcançaram o trifecta deste importante reconhecimento. Além disto, o filme foi agraciado pelos críticos de Nova York (NYFCC) e da Los Angeles Film Critics Association (LAFCA).
O trabalho ainda concorrerá ao Globo de Ouro. Ele será o primeiro filme brasileiro a disputar a categoria de Melhor Filme de Drama. Além disto, disputará as categorias de Melhor Filme de Língua Não-Inglesa e Melhor Ator em Filme de Drama (com Wagner Moura).