“Pop corn, cotton candy and chocolate eggs”. O discurso em inglês tímido do ex-presidente Jair Bolsonaro ganhou eco na voz do prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, do Republicanos. O motivo nada tem de política, mas sim a intenção de divulgar nas redes sociais a festa de Páscoa da cidade do interior paulista.
Leia também:
- No feriado do padroeiro, Rio terá calor de 41°C pelo 3º dia seguido
- Prefeito: as funções, responsabilidades e sua importância para a comunidade local

Rodrigo Manga, aliás, é figura fácil nas redes. Ele virou sensação no Tik Tok, e está em seu segundo mandato no comando da sétima maior cidade do Estado. Conquistou votos ao oferecer serviços como gratuidade para estudantes em ônibus, creches, passe para academias e coisas do tipo.
Agora voltou o prefeito de Sorocaba voltou a brilhar nas redes na carona do “discurso para o mundo”, feito por Bolsonaro na manifestação do último domingo, em São Paulo. O ex-presidente se arriscou o inglês ao criticar o STF por ter formado maioria para ” teria formado maioria para “condenar um pipoqueiro e um sorveteiro por golpe de Estado”.
Prefeito de Sorocaba nas redes
“Eu não falo inglês, uma grande falha da minha formação, mas quero dar um recado aqui para o mundo: “Popcorn and ice cream sellers sentenced for coup d’État in Brazil”. Algo como “vendedores de sorvete e pipoca condenados por tentativa de golpe de Estado”.
Em nome de uma anistia aos envolvidos no 8 de janeiro, Bolsonaro se referiu à condenação de Carlos Antônio Eifler, pipoqueiro, e Otoniel Cruz, vendedor de picolé. Na verdade, ambos foram condenados por associação criminosa no processo de tentativa de golpe de Estado pelos atos de 8 de janeiro de 2023. Já a citação do prefeito de Sorocaba tem a ver com “a grande festa de Páscoa”, programada para o dia 20 de abril próximo.

Controverso, Rodrigo Manga já esteve em evidência algumas vezes em sua carreira política. Mas não por motivos festeiros, pode-se dizer. Em março de 2023, Manga teve os bens bloqueados pelo Ministério Público de São Paulo (MPSP). O motivo: suspeita de fraude em licitação da aquisição de kits de robótica para alunos do fundamental.
Leia também:
- O que autoridades dizem sobre a escolha de Belém do Pará para sediar a COP 30
- Tudo sobre impeachment e como funciona no Brasil
O prefeito de Sorocaba comprou cerca de 30 mil kits que custaram mais de 26 milhões de reais, valor bem acima de ofertas existentes no mercado.

Em 2024, o prefeito de Sorocaba foi alvo de nova investigação criminal pelo MP, desta vez por suposta compra irregular de kits de Educação. Os valores giram em torno de R$ 14 milhões. Ainda no ano passado, a prefeitura administrada por Rodrigo Manga foi alvo de investigação, desta vez por parte da Polícia Federal.
O fato ocorreu na segunda fase da “Operação Sepsis”, sobre fraude em licitações, ocultação de patrimônio e lavagem de dinheiro. Foram 23 mandados de busca e apreensão, incluindo a Prefeitura. Cálculos iniciais dão conta de cerca de 60 milhões de reais desviados. As investigações ainda estão em curso.