Alimentação na Venezuela é marcada por pratos icônicos e por sabores que variam conforme as regiões

A Venezuela voltou a se tornar o centro das atenções do noticiário nos últimos dias. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ordenou um bloqueio naval ao país situado ao Norte da América do Sul, com o intuito de atingir a principal fonte de renda dos venezuelanos: o petróleo.
Em meio a crises e tensões que assolam o país, a população da Venezuela vai mantendo sua alimentação. Além de terem uma dieta peculiar, os venezuelanos têm uma gastronomia marcada por pratos icônicos.
Alimentos típicos da dieta na Venezuela

A gastronomia da Venezuela é marcada por uma dieta com arroz, feijão, banana, arroz e milho. O cardápio venezuelano ainda inclui Cachapas (panqueca de milho), Tostones (banana frita) e o molho Guasacaca. Ainda há carnes de boi, de porco, de frango, peixes e frutos do mar, com sabores que variam de acordo com a região.
Comidas icônicas da Venezuela

A gastronomia da Venezuela inclui ainda pratos tradicionais para todos os gostos. Além disto, há os mais variados sabores à disposição dos venezuelanos e dos turistas que forem ao país.
AREPA
A arepa é um pão redondo e achatado, feito com farinha de milho pré-cozida, água e sal e cozido. Depois, assado ou frito e servido como base para recheios de queijo, frango desfiado, carne ou abacate.
PABELLÓN CRIOLLO
Definido como prato nacional da Venezuela, o Pabellón Criollo é uma refeição saborosa. Sua receita traz “carne mechada” (carne bovina cozida e desfiada, refogada com temperos), “caraotas negras” (feijão preto, cozido e temperado), arroz branco e “tajadas” (fatias de banana-da-terra maduras que são fritas até ficarem douradas).
HALLACAS
São um prato tradicional feito com massa de milho colorida por urucum e um guisado recheado de carnes (bovina, suína ou de frango), vegetais, folhas secas e temperos. Além disto, o alimento é embalado em folhas de bananeira e cozido. Trata-se de uma iguaria servida na ceia de Natal.
CACHAPA
Cachapa é um prato semelhante a um crepe ou panqueca e servida como lanche geralmente. Feitas com grãos de milho doce moídos na hora, são servidas com queijo ou manteiga.
TOSTONES
Conhecidos também como patacones em algumas regiões, são pedaços de banana-da-terra verde, fritos duas vezes, amassados e fritos novamente até que fiquem crocantes. Posteriormente, os pedaços são servidos como acompanhamento ou como petisco, salgado com molhos como guasacaca ou alho.
PARRILLADA
“Parrillada” é o churrasco venezuelano. Além da fartura de carnes bovinas, suínas, frangos e linguiças, a “parrillada” inclui acompanhamentos como arepas, tostones, yuca sanchonada, ensaladas (de repolho ou tricolor), e molhos como guasacaca e chimichurri.
PISCA ANDINA
Servida em regiões como Táchira e Mérida, trata-se de uma sopa quente, servida no café da manhã ou à noite. Os ingredientes incluem caldo de carne, ovos, leite, queijo fresco, coentro e cebolinha.
Ingredientes e sabores típicos da gastronomia da Venezuela
A gastronomia da Venezuela traz ingredientes dos mais variados. O milho é bastante utilizado por fazer parte de pratos tradicionais como arepas, cachapas e hallacas.
O feijão preto (conhecido como “caraotas negras”) e o arroz branco são utilizados em geral como acompanhamento em refeições da gastronomia da Venezuela. Além disto, é essencial no preparo de Pabellón Criollo.
Também são servidas com frequência bananas-da-terra maduras. As carnes bovinas, suínas e os frangos são muito utilizadas no cardápio venezuelano. Os frutos do mar, por sua vez, são servidos com frequência nas regiões costeiras, com peixes e mariscos.
O molho guasaca é tradicional. Trata-se de um molho à base de abacate, coentro, pimentão e vinagre, servido com carnes e arepas.
Bebidas tradicionais da Venezuela
Os venezuelanos costumam beber com muita frequência sucos de frutas tropicais. Os sabores mais constantes são abacaxi, goiaba e pêssego.
A Venezuela ainda serve com frequência a chicha. A bebida é feita de milho, e pode ser servida fermentada ou não.
O ponche crema também é tradicional no país. Trata-se de um licor cremoso que se assemelha a uma gemada. As bebidas populares são cerveja e rum.
Neste período de crise que assola o país, a manga se tornou um alimento básico frequente para a população de baixa renda na gastronomia da Venezuela. A fruta é colhida em grandes quantidades nas ruas.