Diretor do consagrado “Ainda Estou Aqui”, Walter Salles vê nos prêmios de “O Agente Secreto” um momento histórico: “Não é só o cinema brasileiro que está em festa, é a cultura brasileira como um todo”

A consagração histórica de “O Agente Secreto” no Globo de Ouro 2026 teve vasta repercussão entre a classe cinematográfica. O cineasta Walter Salles não escondeu seu entusiasmo com mais um grande momento do cinema brasileiro no exterior.
Diretor de “Ainda Estou Aqui”, primeira produção brasileira a vencer o Oscar de Melhor Filme Internacional, Walter Salles detalhou o quanto o feito inédito de “O Agente Secreto” no Globo de Ouro 2026 é marcante para a cultura brasileira.
Em Los Angeles, “O Agente Secreto” recebeu o Globo de Ouro de Melhor Filme em Língua Não-Inglesa. Além disto, Wagner Moura recebeu o prêmio de Melhor Ator em Filme de Drama por sua atuação no trabalho dirigido por Kleber Mendonça Filho.
Walter Salles destaca a magnitude do filme “O Agente Secreto”

Walter Salles destacou o quanto os prêmios de “O Agente Secreto” ajudam a valorizar a força cultural do país.
-Viva os craques que são Kleber (Mendonça Filho) e Wagner (Moura) e toda a equipe de “O Agente Secreto). Essa dupla vitória no Globo de Ouro é histórica. Não é só o cinema brasileiro que está em festa, mas a cultura brasileira como um todo e, mais especialmente, a cultura pernambucana – disse, via assessoria.
O diretor ainda apontou qual é a força do premiado filme de Kleber Mendonça Filho.
-A extraordinária polifonia com que Recife é retratada no filme ganhou o mundo, lembrando que, quanto mais um lugar é refletido de forma singular e afetiva, mais universal ele se torna – apontou.
Walter Salles valoriza a projeção de “O Agente Secreto” e o momento do cinema brasileiro

Walter Salles ainda celebrou o momento no qual o cinema brasileiro vem ganhando projeção no exterior.
– Como Wagner e Kleber sublinharam, o cinema brasileiro que está ecoando é aquele filmado em democracia. Isso é fundamental lembrar. Por fim, para quem é fã do Cine São Luiz e do seu público de cinéfilos, como eu, esse momento tem um gosto ainda mais especial – disse.
“O Agente Secreto” tem 52 prêmios em sua trajetória no exterior. Além disto, está pré-indicado nas categorias de Melhor Filme Internacional e Elenco (Gabriel Domingues) no Oscar 2026.