
A ansiedade para saber qual foi o filme mais marcante do ano de 2025 de acordo com a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas paira entre os espectadores e quem trabalha com cinema. O Oscar 2026 será realizado no próximo mês.
E um dos candidatos à categoria de Melhor Filme é “Marty Supreme”, que tem como personagem principal um jovem aspirante a atleta de tênis de mesa. Sobram situações curiosas em torno da obra de Josef Safdie, que é uma das concorrentes do brasileiro “O Agente Secreto”.
E MAIS: Oscar 2026: saiba onde assistir às produções que concorrem ao prêmio de Melhor Filme
“Marty Supreme” parte da história real

A trama de “Marty Surpreme” tem como inspiração um atleta do tênis de mesa. Trata-se de Marty Reisman, que em 1974 escreveu seu livro de memórias.
O americano começou a praticar o esporte ainda criança, e na adolescência passou a ter uma rotina frenética. Ao mesmo tempo que era viciado em jogos de azar, trabalhava durante o dia e à noite competia no tênis de mesa.
Em meio ao seu estilo controverso, Marty Reisman se notabilizou por ser inovador no tênis de mesa e por vencer 22 títulos importantes. Em paralelo a ser um ícone da raquete dura, Marty tinha um tom exótico.
Reisman tinha o sonho de levar seu livro de memórias para o cinema. Em sua opinião, Robert de Niro era o indicado para interpretá-lo.
“Marty Supreme” passa a visão para Timothée Chalamet

O cineasta Josef Safdie fez uma orientação curiosa para Timothée Chalamet, que faz o papel-título do filme. Entregou óculos com graus muito diferentes para o ator interpretar Marty (eram seis graus de miopia).
O intuito era deixar ainda mais nítido para o público que o personagem não enxergava com clareza. As cenas ficaram mais autênticas.
“Marty Surpreme” rende momentos dolorosos para o ator principal

O ator Timothée Chalamet se dedicou de maneira intensa ao papel-título. Um dos momentos mais emblemáticos para todos foi uma cena na qual “Marty Supreme” era submetido a receber palmadas de verdade com uma raquete de pingue-pongue.
Em entrevista à “Variety”, o ator Kevin O’Leary disse que foram 40 takes diferentes nas quais Timothée recebeu raquetadas nas nádegas.
Figurante se irrita durante filmagens em “Marty Supreme”

Nem tudo foi tranquilo no decorrer dos bastidores de “Marty Surpreme”. A gravação aconteceu em uma sequência rodada em um motel, com a presença de atores e não-atores.
Timothée Chalamet fazia a cena e um dos figurante parecia indiferente. O ator passou a a provocá-lo a tal ponto e o figurante se irritou demais. O homem, um ex-presidiário, afirmou: “Você realmente não vai querer mexer comigo. Você não vai querer me ver com raiva”.
Mais sufoco para Timothée Chalamet

Timothée Chalamet ainda passou por um outro apuro no decorrer das filmagens de “Marty Surpreme”. O ator revelou que ficou com medo de ser eletrocutado em cena na qual uma banheira assustava Marty.
Chalamet estava nu com uma proteção quando é surpreendido com uma banheira.Além disto, a uma banheira era cercada por equipamentos de iluminação pesados suspensos logo acima dele.
Mal-estar rompe parceria de irmãos

“Marty Supreme” marca a estreia de Josh Safdie como diretor solo. Porém, este feito aconteceu em meio a uma situação bem controversa.
É o primeiro filme sem seu irmão e parceiro Benny Safdie. De acordo com o tabloide Page Six, Josh teria contratado uma atriz de 17 anos para fazer uma cena de sexo em “Bom Comportamento”, filme da dupla.
Volta de Gwyneth Paltrow ao cinema após longo tempo

“Marty Supreme” é muito significativo. Gywneth Paltrow está de volta às telas após um hiato.
Vencedora do Oscar 1999 por “Shakespeare Apaixonado” (superando Fernanda Montenegro), a atriz estava longe das telas desde “Vingadores: Ultimato”.
Estreante de peso em “Marty Supreme”

Outro nome que é marcante no elenco é Tyler. No papel do taxista amigo de “Marty Supreme”, o rapper se sentiu bastante o filme de Josef Sadie.
Tyler, The Creator faz o melhor amigo de Marty e seu colega de trapaças na trama. O rapper, como cantor, tem um vasto repertório no exrerior.
Final sobrenatural?

A ideia original de “Marty Supreme” era de ter um final com toque sobrenatural. O astro de tênis de mesa se revelaria um vampiro, num toque surreal de terror.
Houve ensaios com Timothée Chalamet usando próteses com caninos de vampiro. No entanto, no desenvolvimento do roteiro a ideia foi abandonada, pois acharam que não faria sentido a guinada.
Valor do filme e indicações ao Oscar

“Marty Supreme” se tornou a produção mais cara da história da A24. Seu orçamento é estimado em US$ 90 milhões, superando “Guerra Civil”, filme de Alan Garland que tem Wagner Moura no elenco.
Sua bilheteria já ultrapassou o sucesso “Tudo Em Todo Lugar Ao Mesmo Tempo”. “Marty Supreme”, além da indicação à principal categoria do Oscar, concorre nas categorias de Melhor Direção (Josh Safdie), Melhor Ator (Timothée Chalamet), Melhor Fotografia, Melhor Montagem, Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino, Melhor Seleção de Elenco e Melhor Roteiro Original.
Dia 15 de março tem o Oscar 2026.