
A contagem regressiva em torno da cerimônia mais tradicional do cinema continua. E sobram expectativas para conhecer qual será o vencedor do Oscar de Melhor Filme 2026.
Um dos nomes prestigiados da lista é “Valor Sentimental”, filme dirigido por Joachim Trier. E não faltam curiosidades em torno desta produção da Noruega que é uma das adversárias de “O Agente Secreto” no prêmio mais cobiçado da noite.
E MAIS: Oscar 2026: saiba onde assistir às produções que concorrem ao prêmio de Melhor Filme
“Valor Sentimental”: no caminho de “O Agente Secreto”

“Valor Sentimental” chega ao Oscar tão prestigiado quanto o brasileiro “O Agente Secreto”. A obra de Kleber Mendonça Filho e a produção dirigida por Joachim Trier são as únicas produções indicadas na príncipal categoria da edição de 2026 que não foram feitas nos Estados Unidos.
O trabalho estrelado por Renate Reinsve, Stellan Skarsgård e Elle Fanning é o representante da Noruega no Oscar. Com isto, surge como o principal concorrente de “O Agente Secreto” na disputa pelo Oscar de Melhor Filme Internacional.
Diretor usa simbolismo em “Valor Sentimental”

A trama de “Valor Sentimental” envolve a história de duas irmãs que reencontram o pai, excêntrico cineasta que foi ausente durante a infância delas. Para destacar os sentimentos que marcaram as irmãs, o cineasta Joachim Trier utilizou uma rachadura na parede da casa.
O diretor ainda contou que suas experiências familiares e sua própria vivência como pai (ele tem dois filhos) o inspiraram a escrever roteiro. Segredos não ditos e conflitos de geração também o influenciaram.
Auge da parceria de Renate Reinsve com cineasta

Estrela do cinema da Noruega, Renate Reinsve vive seu grande momento aos olhos internacionais. Por seu trabalho como Nora, a prestigiada atriz de teatro que guarda amarguras da relação com o pai, ela foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz.
Atriz é de novo protagonista de Joachim Trier

A indicação ao Oscar de Melhor Atriz ainda coroa uma parceria de Renate Reinsve. Ela tem vasta trajetória com o cineasta Joachim Trier.
A atriz fez um papel modesto em “Oslo”, de 2011. Depois, protagonizou “A Pior Pessoa do Mundo” em 2021, também dirigida por Trier. E agora veio o trabalho como a protagonista Nora.
Elle Fanning realiza sonho em “Valor Sentimental”

Uma das estrelas do filme, Elle Fanning viu em “Valor Sentimental” a realização de um sonho. A atriz disse que tinha como uma de suas metas trabalhar com o diretor Joachim Trier.
Além disto, considerou “muito pessoa” o projeto no qual esteve envolvida. Aos seus olhos, o fato de fazer o papel de uma estrela de Hollywood que se vê em meio às angústias da família foi uma catarse.
Entre a Noruega e a Bahia

Há outra relação indireta entre “Valor Sentimental” e “O Agente Secreto”, obra de Kleber Mendonça Filho que rivaliza o filme norueguês. A atriz Inga Ibsdotter Lilleaas morou no Brasil durante a década de 2000. E um dos atores que acompanhou foi justamente Wagner Moura.
À Deadline, a atriz contou como acompanhou a carreira do ator:
-Eu via ele, ele me ensinou português, de alguma maneira – afirmou, emendando:
– Porque eu assistia a ele e a outros atores, claro, pelas novelas, e eu lembro dele muito bem, porque ele era ótimo – completou.
À época, Wagner Moura tinha feito novelas como “A Lua Me Disse” e “Paraíso Tropical’.
“Valor Sentimental” usa casa de roqueiro como locação

A produção buscou 400 casas, mas acabou chegando à residência de Lillo-Stenberg e a definiu como o local no qual seriam rodadas as cenas de “Valor Sentimental”.
O cantor é vocalista da banda deLillos. Além da casa ser considerada significativa por trazer uma rachadura que mostra a ruptura familiar, o cineasta exalta a forma como Lars entende de cinema.
Tradição norueguesa mantida em “Valor Sentimental”

A cena considerada com mais estilo norueguês foi a que mostrou todos tirando os sapatos ao entrar em casa. Isto é algo comum em período de neve. Além disto, “Valor Sentimental” é narrado por Bente Børsum.
Metalinguagem até demais…

A história da relação conturbada entre o pai e as duas filhas é entremeada por muita metalinguagem em “Valor Sentimental”. O espectador vê todo um processo de filmagem, de ponta a ponta, em uma trama que ajuda a explicar a história.
Mas o cineasta Joachim Trier vai além, e incluiu algumas referências à Netflix.
Quanto custou a produção de “Valor Sentimental”?

“Valor Sentimental” custou US$ 7,8 milhões para ser realizado. O filme foi um dos mais prestigiados pelo Oscar: foram nove indicações. Além de Melhor Filme, está indicado em Melhor Filme Internacional,, Melhor Direção (com Joachim Trier), Melhor Atriz (com Renate Reinsve), Melhor Ator Coadjuvante, (com Stellan Skarsgård), Melhor Atriz Coadjuvante (com Elle Fanning e Inga Ibsdotter Lilleaas), Melhor Roteiro Original e Melhor Montagem.
O Oscar acontece em 15 de março.