Cerimônia de maior relevância no meio cinematográfico, Oscar chega à sua 98ª edição em 2026

Os apaixonados por cinema iniciaram o ano repletos de expectativa. Ao final deste mês serão anunciados os indicados ao Oscar. Em 15 de março de 2026 será realizada a 98ª edição da cerimônia promovida pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.
O evento que tinha o propósito de unir a classe cinematográfica culminou em um acontecimento. Atualmente, o Oscar é uma cerimônia midiática. O prêmio é reverenciado não só por quem está nos Estados Unidos, mas também por pessoas do restante do mundo.
Do surgimento da Academia à cerimônia histórica: a primeira entrega do Oscar

O desejo de dedicar uma premiação aos melhores do cinema americano começou a ganhar forma em 1927. Na época, houve a criação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (AMPAS), com o intuito de valorizar a indústria e mediar as relações trabalhistas. O criador foi Louis B. Malle, então chefe da Metro-Goldwyn-Mayer Studios (MGM).
A primeira cerimônia da Academia aconteceu em 12 de março de 1929, de maneira bem diferente do que o Oscar é hoje. Presidente da AMPAS, o ator Douglas Fairbanks, apresentou a premiação ao lado do diretor William Churchill deMille.

Além disto, o Oscar foi visto por apenas 270 espectadores que estiveram no Hollywood Roosevelt Hotel. Os ingressos custaram cinco dólares e a cerimônia de premiação durou 15 minutos. Na época, existiam prêmios para 12 categorias e a lista de ganhadores foi divulgada três meses antes do evento.
O vencedor do Oscar de Melhor Filme foi “Asas”. O filme mudo estrelado por Clara Bow, Richard Allen e Charles Rogers foi rodado em 1927 e contava a história de dois pilotos apaixonados pela mesma mulher.
As mudanças nas regras do Oscar

O Oscar foi ajustando suas regras pouco a pouco. Em 1932 (na sua quarta edição), os prêmios para interpretações (Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Atriz Coadjuvante) passaram a ser definidos por uma obra. Antes, havia possibilidade de um artista ser indicado por mais de uma obra.
Em 1930, o Oscar passou por outra pequena alteração em suas regras. A Academia estabeleceu que no dia da cerimônia divulgaria para a imprensa todos os vencedores. Por um acordo, a lista só seria publicada na imprensa às 23h.
No entanto, a edição do Oscar de 1940 trouxe uma mudança. O Los Angeles Times furou o acordo e publicou com antecedência a lista de vencedores. Naquele ano, o grande vitorioso da noite do Oscar foi “… E O Vento Levou”.
Para evitar problemas, a partir da edição de 1941 os votos no Oscar passaram a acontecer em sigilo. A Academia usa papéis selados para revelar os nomes dos vencedores das categorias.
Década de 1950: o Oscar passa a ser exibido na televisão

A 25ª edição do Oscar, em 1953, trouxe uma inovação. Tratou-se da primeira exibição da cerimônia ao vivo para a televisão, exclusivamente para os Estados Unidos e o Canadá. O canal NBC transmitiu o evento direto do RKO Pantages Theatre e do International Theatre. Na época, a estimativa foi de que 40 milhões de pessoas assistiram à cerimônia.
O vencedor do Oscar de Melhor Filme naquele ano foi “O Maior Espetáculo da Terra”, de Cecil B. deMille. Em 1966, aconteceu a primeira exibição em cores.
Em 1970, as fronteiras do Oscar se estenderam. Coube ao Brasil e México se tornarem os primeiros países para os quais as fronteiras foram estendidas.
Após quatro exibições no Brasil pela TV Tupi, a Rede Globo passou a ser detentora dos direitos de transmissão do Oscar. Após ter sido transmitida durante alguns anos pela Telecine, atualmente a entrega do Oscar vai ao ar também no canal TNT e no streaming HBO Max.
Os prêmios do Oscar: tem categoria nova em 2026

Com o decorrer das décadas, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas foi se adequando para criar outras categorias no Oscar. Em 1957, teve o primeiro Oscar de Melhor Filme Estrangeiro (para “A Estrada da Vida”, de Federico Fellini”).
Em 2002, “Shrek” foi a primeira produção a receber o Oscar de Melhor Filme de Animação. Atualmente, há premiações para a parte técnica e os prêmios principais.
No ano de 2026, o Oscar apresentará uma nova categoria: Escalação de Elenco. A decisão aconteceu para reconhecer quem seleciona os atores e atrizes que compõem o elenco de um longa-metragem. O filme brasileiro “O Agente Secreto” entrou na pré-lista de indicados da premiação divulgada no fim do ano de 2025.
TÉCNICOS
- Melhor Escalação de Elenco
- Melhor Trilha Sonora Original
- Melhor Canção Original
- Melhor Som
- Melhor Design de Produção
- Melhor Fotografia
- Melhor Cabelo e Maquiagem
- Melhor Figurino
- Melhor Produção
- Melhor Edição
- Melhores Efeitos Visuais
PRINCIPAIS
- Melhor Filme
- Melhor Diretor
- Melhor Ator
- Melhor Atriz
- Melhor Ator Coadjuvante
- Melhor Atriz Coadjuvante
- Melhor Roteiro Original
- Melhor Roteiro Adaptado
- Melhor Filme de Animação
- Melhor Filme Internacional
- Melhor Documentário de Longa-Metragem
- Melhor Documentário de Curta-Metragem
- Melhor Curta-Metragem em Live Action
- Melhor Curta-Metragem de Animação
Há uma questão estabelecida desde 1972: a categoria de Melhor Filme encerra a noite.
Quem pode votar no Oscar?

Cabe aos integrantes da Academia de Artes e Ciências e Ciências Cinematográficas definirem quais serãoos vencedores. O Oscar, no momento, tem 11.200 integrantes em sua academia.
A votação é aberta para todos os membros apenas para duas categorias de Melhor Filme e Melhor Filme Internacional. Quanto às demais categorias, cada integrante só pode definir o voto para a área da qual tem conhecimento.
Devido a críticas mais recentes, a Academia vem optando uma política de mais diversidade. Há integrantes de diversos países aptos a votar. Entre os brasileiros aptos a votar no Oscar estão nomes como as atrizes Alice Braga e Sônia Braga, as cineastas Anna Muylaert e Lais Bodanzky, o músico Carlinhos Brown, o diretor Carlos Saldanha, o ator e diretor Daniel Filho, as produtoras Sara Silveira e Paula Barreto e o ator Rodrigo Santoro.
A indicada ao Oscar de Melhor Atriz Fernanda Montenegro, o indicado ao Oscar de Melhor Diretor Fernando Meirelles, além do produtor Rodrigo Teixeira e do cineasta Walter Salles, que levaram “Ainda Estou Aqui” ao Oscar de Melhor Filme Internacional de 2025 estão entre os votantes.
O diretor de “O Agente Secreto”, Kleber Mendonça Filho, e o protagonista do filme, Wagner Moura, também fazem parte da Academia.
O cinema brasileiro e o Oscar

O cinema brasileiro encaminhou pela primeira vez um representante para a disputa do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1961, com “A Morte Comanda o Cangaço”, de Carlos Coimbra. Em 1963, “O Pagador de Promessas” foi indicado para a categoria, mas o vencedor foi o francês “Sempre Aos Domingos”.
“O Quatrilho”, de Fábio Barreto, foi indicado em 1996, mas o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro ficou nas mãos do holandês de “A Excêntrica Família de Antônia”. Em 1998, “O Que É Isso, Companheiro?” foi indicado para a categoria, mas perdeu para o holandês “Karakter”.
O ano de 1999 ficou marcado por uma indicação dupla. “Central do Brasil”, de Walter Salles, foi indicado na categoria de Melhor Filme Estrangeiro, e Fernanda Montenegro ao Oscar de Melhor Atriz. O italiano “A Vida É Bela”, de Roberto Benigni, ficou com o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, e Gwyneth Paltrow venceu na categoria de Melhor Atriz.
Em 2004, “Cidade de Deus” foi indicado ao Oscar em quatro categorias: Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Direção e Melhor Fotografia.
A primeira vitória de uma produção exclusivamente brasileira aconteceu em 2025. “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, foi o vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional.
Quando o Oscar será realizado?

O Oscar será realizado em 15 de março de 2026. O Brasil está com expectativas em várias categorias.
“O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, está em alta devido aos prêmios que recebeu na Palma de Ouro em Cannes, no Critics Choice Awards e no Globo de Ouro. “Apocalipse Nos Trópicos” é cotado na categoria de Melhor Documentário.
“Amarelo”, de André Hayato Saito, está na pré-lista de Melhor Curta-metragem. Além disto, brasileiro Adolpho Veloso entrou na pré-lista de Melhor Fotografia por seu trabalho em “Sonhos de Trem”. O anúncio oficial dos indicados ao Oscar 2026 acontecerá em 22 de janeiro.