Cineasta apresenta “Rosebush Pruning”, que tem Elle Fanning e outras estrelas no elenco. Trabalho é um dos concorrentes ao Urso de Ouro do Festival de Berlim 2026

A 76ª edição do Festival de Berlim contará com uma presença brasileira bem significativa. A lista de indicados ao Urso de Ouro (principal prêmio da competição) terá “Rosebush Pruning”, o novo filme de Karim Aïnouz.
O cineasta Karim Aïnouz leva para o Festival de Berlim uma nova produção internacional. O diretor de filmes como “Madame Satã”, “A Vida Invisível” e “Motel Destino” agora se volta para um thriller.
E MAIS: O Oscar vem aí: conheça a história do evento mais tradicional do cinema
Elenco estelar marca filme de Karim Aïnouz

O diretor tem à sua disposição um elenco de alto nível neste projeto. Uma delas é Elle Fanning, atriz que trabalhou em filmes como “Valor Sentimental” e “Um Completo Desconhecido”.
Pamela Anderson, de “The Last Showgirl” e “Corra Que A Polícia Vem Aí!”, também está na empreitada de Karim Aïnouz. Riley Keough, Jamie Bell, Elena Anaya e Trace Letts são outros atores no elenco.
“Rosebush Pruning” é uma ousada sátira contemporânea sobre as contradições da família tradicional. Ambientado em uma mansão na Catalunha, o filme acompanha uma família americana privilegiada e excêntrica, envolta em conflitos absurdos.
Os irmãos Jack, Ed, Anna e Robert vivem isolados do mundo, usufruindo da fortuna que herdaram. Enquanto isso ignoram as demandas do pai cego e buscam amor e acolhimento uns nos outros, vivendo às voltas com as mais recentes roupas de grife. Quando Jack, o irmão mais velho e eixo central da família, anuncia que vai abandonar o pai e os irmãos para morar com a namorada Martha, os laços de sangue implodem. Ed começa a descobrir a verdade por trás da misteriosa morte da mãe. Mentiras começam a vir à tona, a família passa a se desintegrar brutalmente e os irmãos entram uma espiral de violência.
O diretor trabalhou com a MUBI, The Match Factory, Kavac Film, The Apartment (uma empresa da Fremantle), SurFilm, Crybaby e Gold Rush Pictures.
Karim Aïnouz valoriza chance de retornar a Berlim

O diretor Karim Aïnouz não escondeu sua alegria por estar no Festival de Berlim. Aos seus olhos, apresentar “Rosebush Pruning” condiz com o Urso de Ouro.
-Estou feliz da vida de voltar ao Festival de Berlim, um festival visionário. O último filme meu que esteve em competição aqui foi o “Praia do Futuro”, em 2014. É uma honra poder estrear novamente aqui. Além de ser realizado na cidade onde eu vivo, é um festival que aposta em um cinema de inovação, de invenção – e destacou:
– É uma vitrine perfeita para este filme, que investe num afiado senso de humor, que é marcado pela transgressão e ousadia, valores que são sinônimos do próprio Festival e da cidade de Berlim. Estar ao lado dos filmes selecionados me deixa profundamente lisonjeado – completou.
O Festival de Berlim acontece entre 12 e 22 de fevereiro. Haverá produções brasileiras em mostras paralelas.