
O In-Edit Brasil anunciou neste sábado o vencedor de sua 18ª edição. “Universo Circular – Jocy de Oliveira” recebeu o principal prêmio do festival internacional do documentário musical.
O documentário sobre Jocy de Oliveira será exibido no domingo, às 20h, na Cinemateca Brasileira. Além disto, a obra será apresentada no In-Edit Barcelona, com a presença do seu diretor, Dácio Pinheiro.
Júri justifica escolha de documentário sobre Jocy de Oliveira

O júri, formado pelo curador e criador do site Trabalho Sujo, Alexandre Matias, pelo cineasta Joel Zito Araújo e pela produtora executiva e sócia da Casa de Cinema de Porto Alegre, Nora Goulart, explicou o prêmio para “Universo Circular- Jocy de Oliveira”:
“O filme presta uma homenagem à altura da grandeza da pioneira compositora de música erudita e eletrônica brasileira. A obra evidencia a amplitude de sua influência sobre a música popular, a ópera e a performance desde meados do século XX e, por meio de uma narrativa não linear, conduz o espectador por imagens marcantes e episódios que dialogam com os conceitos presentes em sua criação artística, incluindo suas conexões com mestres como Stravinsky e John Cage”.
Sobre o que aborda “Universo Circular – Jocy de Oliveira”?

Pioneira e figura central da vanguarda musical brasileira, Jocy de Oliveira introduziu no país a música eletrônica, no início dos anos 1960.
Prestes a completar 90 anos, ela revisita sua trajetória, compartilhando arquivos, partituras e cartas trocadas com gigantes da música como Stravinsky, Xenakis, Berio, Cage e Stockhausen. Mantendo-se inquieta e atual, ela faz reflexões sobre o tempo, a memória e a permanência de seu gesto criativo.
“Vivo 76” também é reverenciado

Dirigido por Lírio Ferreira, o documentário “VIVO 76″ recebeu Menção Honrosa. O filme revisita um momento decisivo da trajetória de Alceu Valença ao retratar o período de gravação de seu segundo álbum.
“Entre O Sucesso E A Lama” também recebe reconhecimento

“Entre O Sucesso E A Lama”, de Cristiano Burlan, recebeu o prêmio de Destaque Especial. Ambientado no Teatro de Contêiner, na região central de São Paulo, o filme acompanha um projeto musical desenvolvido com a mentoria de artistas como Gaspar, do Z’África Brasil, e Edi Rock, dos Racionais MC’s.