Ao fim da sessão de ‘Para Vigo Me Voy!’ no Festival do Rio, Pitangão destaca o quanto o cineasta foi importante para sua trajetória

A repercussão em torno do documentário “Para Vigo Me Voy!”, que Lírio Ferreira e Karen Harley fizeram sobre Cacá Diegues, foi muito intensa. Na saída da sessão no Festival do Rio, o ator Antônio Pitanga valorizou a amizade que teve com o cineasta.
Pitangão destacou sua amizade com o diretor, com quem teve uma grande parceria. Antônio Pitanga trabalhou em filmes como “Ganga Zumba”, “A Grande Cidade”, “Quando O Carnaval Chegar”, “Joanna Francesa” e “Quilombo” ao lado do cineasta.
Antônio Pitanga também é uma das pessoas que participam do documentário “Para Vigo Me Voy!”. O filme cenas marcantes de trabalhos de Cacá e inclui imagens tocantes da última filmagem dirigida por ele, o inédito “Deus Ainda É Brasileiro”. Também há encontros com artistas que foram colaboradores de Cacá Diegues ao longo da vida.
Antônio Pitanga lança filme Malês
Uma das novidades que chegaram ao circuito é “Malês”, filme com direção de Antônio Pitanga. O ator joga luz na Revolta dos Malês, que ocorreu em 1835 e é considerado o maior levante organizado por pessoas escravizadas da história do Brasil.
Embora o projeto tenha sido pensado por 29 anos, Pitangão diz que a chegada do filme às telas é “o sonho de uma vida”.
Festival do Rio apresenta filmes indicados ao Oscar
Marcado por ser o momento no qual o público do Rio de Janeiro tem seu primeiro contato com filmes inéditos, o Festival do Rio terá em sua programação de 2025 um espaço amplo para cotados a uma indicação ao Oscar 2026. Além de “O Agente Secreto”, esperado filme de Kleber Mendonça Filho estrelado por Wagner Moura que representará o Brasil na disputa pela estatueta, produções que também buscam a estatueta de Melhor Filme Internacional passarão pelas telas de cinema da cidade. O festival acontece entre os dias 2 e 12 de outubro.