O volume de etanol na gasolina aumentou. O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) liberou o acréscimo, que passa de 27,5% para 30% no combustível. Significa que o preço da gasolina na bomba vai baixar, mas não agora.

Mais etanol na gasolina: como ficam os carros antigos?
De acordo com técnicos do CNPE, o preço do litro deve cair R$ 0,11 na bomba, embora seja uma expectativa. No entanto, isso não vai acontecer agora por uma simples razão.
O etanol na gasolina mudou, mas ainda há todo um estoque da produção de julho para ser escoada no mercado. Esse combustível “antigo” começa a chegar no postos agora no início de agosto.

Assim, o novo valor deve chegar às bombas na segunda ou terceira semana do mês. A quantidade de etanol aumentou, mas vem acompanhado de mais octanagem. Significa que a combustão ser á mais eficiente.
Foi uma forma do governo federal “compensar” esse maior volume de etanol na gasolina. Até então, a octanagem era de 93 RON, que é o índice que mede a resistência à combustão da gasolina. Ele passa para 94 RON, tornando o combustível mais eficiente, segundo especialistas.
No caso dos chamados premium – aquele combustível mais caro -, o índice permanece em 95 RON, tendo 25% de etanol na gasolina.