A Polícia Civil do Rio de Janeiro investiga 15 influencers alvos da Operação Desfortuna, deflagrada no início de agosto e que cumpriu 31 mandados de busca e apreensão no Rio, São Paulo e Minas Gerais. Entre eles estão os influenciadores Bia Miranda e Samuel Sant’anna – conhecido como Gato Preto -, que no último dia 20 sofreram um grave acidente com uma Porsche na Avenida Brigadeiro Faria Lima, na Zona Sul da capital paulista.

A investigação aponta que os influencers utilizavam suas redes sociais – onde a neta de criação de Gretchen acumula mais de 9,7 milhões de seguidores – para promover jogos de azar ilegais, com promessas falsas de lucros rápido e fácil. Segundo dados da Polícia e relatórios do Coaf, os 15 investigados na operação contra o “Jogo do Tigrinho” realizaram manifestações suspeitas que superam os R$ 4 bilhões.
O resultado seria um enriquecimento ilícito evidenciado por um estilo de vida luxuoso, com viagens internacionais, jatinhos, carros de luxo e mansões, totalmente incompatível com a renda declarada por cada um deles.
Leia Mais:
- Quem é Henrique Gabriel, o henriqueda04, um dos grandes creators da atualidade
- Tropa de Oruam: o que significa e por que cria polêmica no rap e no crime organizado
- Corregedoria investiga PM que tirou selfie com rapper Oruam
Além disso, alguns influenciadores também ganhavam dinheiro em cima do prejuízo de seus seguidores, como aponta a investigação da Polícia Civil.
“Alguns influenciadores ganham por valor fechado, segundo o número de postagens; outros ganham naquilo que ficou conhecido como ‘cláusula da desgraça alheia’, onde levam um percentual a partir da perda dos seus apostadores que se cadastram na plataforma com os links divulgados por eles”, afirmou o delegado Renan Mello.

Enquanto a operação estava acontecendo, ainda havia influenciadores divulgando o “Jogo do Tigrinho” nas redes sociais.
“Pessoas que mostram padrões luxuosos e que ludibriam os seus seguidores com uma finalidade pura e simples de ganância, sem o menor compromisso com a saúde financeira dos seus fãs”, completou o delegado.
Veja os influencers alvos da Operação Desfortuna
Bia Miranda, Paola Ataíde, Paulina Ataíde, Tailane Garcia, Maumau ZK, Buarque, Jenny Miranda, Nayala Duarte, Lorrany Rafael, Gato Preto, Vanessinha Freires, Mohammed MDM, Luiza Ferreira e Micael dos Santos de Morais, da Agência MS.
Quem é Gato Preto?
Samuel Sant’Anna, conhecido como Gato Preto, voltou a aparecer no foco das notícias na última quarta-feira (20), quando se envolveu em um acidente com sua Porsche na Avenida Brigadeiro Faria Lima, uma das mais conhecidas da Zona Sul de São Paulo. Ele estava com a namorada e também influencer Bia Miranda no veículo que colidiu com outro automóvel, logo depois de saírem de uma balada na capital paulista.

Antes do acidente, o casal apareceu em vídeos nas redes sociais em que ela aparecia tomando bebidas alcoólicas, enquanto Gato Preto estava cercado de garrafas e fumando.
Por conta disso, ele chegou a ser preso em seu apartamento em Guarulhos, na Grande São Paulo, e levado para o 14º DP, em Pinheiros, na Zona Oeste da capital. O influencer prestou depoimento e foi liberado horas depois. Quando os policiais chegaram a sua casa, encontraram Gato Preto completamente nu.
Em abril, Samuel Sant’Anna também viralizou na internet ao desabafar por não ter visto o nascimento da filha Maysha, fruto do relacionamento com Bia Miranda, filha de Jenny Miranda, também investigada na Operação Desfortuna.
Dessa maneira, Gato Preto não esteve presente na hora do parto por não ter chegado ao Rio de Janeiro a tempo. Ele é apontado por Bia Miranda como pai de Maysha. No entanto, ele já contestou a paternidade.
Nas redes sociais, soma cerca de R$ 300 mil seguidores no Instagram, no qual se destaca com conteúdos de humor e ostentação, e costuma aparecer em suas postagens com óculos escuros estilo juliet, correntes de prata, carros, roupas e imóveis de luxo. Além disso, é comum ele dar conselhos amorosos sobre relacionamentos aos seus seguidores, que enviam perguntas sobre relações do passado e angústias românticas. Também é pai de Samuel, de 1 ano, fruto do relacionamento com Nicolly Rodrigues.
Gato Preto revelou ainda que conheceu Bia Miranda em uma festa em agosto de 2024. Uma semana depois, engatou um romance com a neta de Gretchen. Nos últimos meses, a participante de “A Fazenda 14” chegou a anunciar o término do namoro por conta das constantes discussões. No entanto, não demorou muito para o casal reatar o relacionamento.