Padres e freiras têm lá suas diferenças. Por exemplo, côngrua é a pensão paga aos párocos para o seu sustento, conforme definição da Igreja Católica. No entanto, as freiras, que fizeram “voto de pobreza”, não recebem um tostão por seus serviços divinos. Assim, geralmente não recebem qualquer valor em sua atuação.
Leia também:
- ‘Freira Gata’ surge em vídeo e explode a internet
- Beleza pura: o dilema de duas freiras gatas brasileiras

As dioceses definem independentemente os vencimentos do padre – côngrua -, enquanto as necessidades básicas das freiras são definidas e supridas pela igreja ou congregação.
Embora receba a chamada côngrua, os padres têm além desse valor, garantia de moradia e alimentação. Podem inclusive receber mais, caso exerçam funções em escolas, hospitais ou entidades administrativas. Seriam os adicionais.

Padres e feiras: incongruências
No entanto, as freiras também podem exercer funções na educação, saúde e assistência social. Mas o fruto desse trabalho deve ser convertido à comunidade religiosa.
Ou seja, podem até receber algum valor por essas atividades. Mas não espantaria esse valor se converter à ajuda para a igreja correspondente à paróquia. Isto porque as freiras fazem voto de pobreza, abrindo mão de bens materiais próprios. Assim, a única forma de terem algum poder aquisitivo é de modo indireto.
O salário médio de um padre depende da região na qual ele atua. Em média, eles ganham R$ 2.141,19 de salário mensal. Roraima é o estado que tem melhor vencimento, totalizando R$ 3.496,75. Vale acrescentar que aí não estão acrescentados serviços adicionais.

O que sustenta a freira no dia a dia?
Oração, trabalho e convivência fraterna responde à pergunta. A vida litúrgica, conforme o contexto cristão, refere-se à prática de viver de acordo com os ritos e celebrações da Igreja. Sugere que as freiras são privilegiadas por servirem a Deus, sem condições.
Assim, essa diferença em padres e freiras é marcante. Se elas não têm a côngrua ou algo parecido, pelo menos são profundamente ricas em espiritualidade, fraternidade e serviço.