Jornalista está no elenco de filme de André Sturm que lembra mortes de Juscelino Kubitscheck e João Goulart em um intervalo de cerca de 100 dias

Um dos filmes exibidos no Festival do Rio traz no elenco um nome bastante inusitado. Em “A Conspiração Condor”, o diretor André Sturm abriu espaço para que o jornalista Pedro Bial trabalhasse como ator. No filme, que tem como ponto de partida o intervalo de cerca de três meses entre as mortes dos ex-presidentes Juscelino Kubitscheck e João Goulart, Bial faz o papel de uma figura ilustre na política.
Cabe a Pedro Bial interpretar Carlos Lacerda, o ex-governador do estado da Guanabara, ex-deputado federal e uma figura controversa da política. O apresentador do “Conversa Com Bial” contou como foi “atuar pra valer”:
O cineasta André Sturm explicou a razão de escalar Pedro Bial para o papel de Carlos Lacerda, que apoiou inicialmente a Ditadura Militar, mas depois foi opositor ao regime:
A trama do filme começa em agosto de 1976, quando o ex-presidente Juscelino Kubitschek, viaja pela rodovia Dutra quando seu carro cruza a estrada e bate de frente em um caminhão, causando sua morte imediata. Comoção no país.
Silvana, uma jornalista de coluna social de um importante jornal, durante sua cobertura do velório escuta uma série de conversas que levantam suspeitas em relação ao acidente. Ao buscar mais informações, começa a perceber que algo não está certo. Seu editor a desestimula, mas ela decide investigar e descobre informações surpreendentes. Quando em dezembro do mesmo ano, o ex-presidente João Goulart, pouco depois de voltar de Paris onde fizera uma série de exames, morre de infarto, Silvana consegue autorização para entrevistar a viúva de Jango na Argentina e, após a visita suas suspeitas de uma Conspiração crescem ainda mais.
O Carlos Lacerda vivido por Pedro Bial é entrevistado por duas jornalistas no filme. Além de Pedro Bial, estão no elenco Mel Lisboa, Maria Manoella, Dan Stulbach e Nilton Bicudo.
Representante brasileiro na corrida pelo Oscar, ‘O Agente Secreto’ divulga trailer oficial
A espera em torno de “O Agente Secreto” teve mais uma novidade nesta segunda-feira. A equipe do filme dirigido por Kleber Mendonça Filho e protagonizado por Wagner Moura divulgou o trailer oficial no qual destaca a ótima recepção que o trabalho vem tendo no exterior. O trabalho foi designado pela Academia Brasileira de Cinema para concorrer a uma indicação ao Oscar de Melhor Filme Internacional 2026.