
Há muita expectativa em torno do Oscar 2026. Espectadores de todo o mundo estão em compasso de espera para saber qual será o escolhido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas como o filme do ano .
E “F1”, filme de Joseph Kosinski que tem como protagonista Brad Pitt traz para as telas a magia das corridas de Fórmula 1. Conheça um pouco mais das curiosidades do filme que é um dos concorrentes de “O Agente Secreto”.
E MAIS: Oscar 2026: saiba onde assistir às produções que concorrem ao prêmio de Melhor Filme
“F1” tem cenas rodadas em GPs verdadeiros

O cineasta Joseph Kosinski quis transmitir o máximo de veracidade às cenas de corrida de “F1”. Por isto, optou por rodar as cenas do carro fictício da APXGP em GPs reais.
As filmagens foram realizadas em circuitos como Silverstone, Hungaroring, Monza, Suzuka, Las Vegas e Yas Marina. Também houve sequências nas 24 Horas de Daytona. O cronograma ainda passou por alguns contratempos.
Além da greve de atores em Hollywood, a produção se adequou à rotina do Mundial de Fórmula 1. A equipe precisou da aprovação dos organizadores e do espaço entre treinos, classificações e corridas para rodar “F1”.
E MAIS: O Oscar vem aí: saiba quais são os atores mais premiados na história da cerimônia
“F1” exige que Brad Pitt e demais atores se “tornem” pilotos de verdade

A preparação para rodar “F1” exigiu que Brad Pitt e os demais atores se acostumassem às maquinas das pistas. O elenco treinou em carros de Fórmula 3 e Fórmula 2 no Circuito Paul Ricard, na França.
O intuito era que se adaptassem à força que os pilotos enfrentam nas pistas.
Carro da APXGP teve auxílio luxuoso em sua construção

A construção do carro que era pilotado pelo protagonista teve um grande aliado. A construtora Mercedes-AMG foi a responsável por fazer a organização em parceria com a Carlin Motosport.
Trata-se de um carro de Fórmula 2, modificados com elementos aerodinâmicos de Fórmula 1.
E MAIS: De “Titanic” a “Oppenheimer”: lembre os filmes mais premiados da história do Oscar
Participações bem especiais no filme “F1”

“F1” é repleto de participações especialíssimas. Pilotos da temporada de 2023 da Fórmula 1 estão em cena, como Lewis Hamilton, Sergio Pérez, Daniel Ricciardo e Carlos Sainz, sempre com nomes fictícios.
Hamilton foi um dos consultores e um dos produtores de “F1”.
Permissão especial para “escuderia” do filme “F1”

A equipe do filme “F1” garantiu uma permissão raríssima. Cada piloto da APXGP recebeu um número próprio pela FIA.
Os números 7 e 9 estavam disponíveis na época das filmagens, porque seus donos originais, Kimi Räikkönen e Nikita Mazepi, estavam fora do grid.
Grave acidente inspira uma das cenas de “F1”

A trama de “F1” coloca em cena algumas lembranças do que aconteceu nas pistas nas últimas décadas. Um destes momentos remete a um acidente que o piloto britânico Martin Donnelly durante os treinos para o Grande Prêmio da Espanha de 1990.
O piloto da Lotus corria em Jerez quando seu carro sofreu uma falha súbita em uma das curvas do traçado e o carro se partiu ao meio, deixando Donelly jogado no meio do asfalto, em cena terrível. Após duas paradas cardíacas e chegar a receber a extrema-unção, o piloto sobreviveu, mas não voltou às pistas.
Ayrton Senna é lembrado no filme “F1”

O filme “F1” faz referência a Ayrton Senna. O ídolo brasileiro é mencionado de maneira direta e indireta na trama, ambientada na década de 1990.
Além disto, cabe a Lewis Hamilton fazer o seu papel.
“F1” usou tecnologia especial para rodar cenas

O cineasta Joseph Kosinski e sua equipe utilizaram vários tipos de recursos para mostrar as cenas de “F1” Além de reaproveitar câmeras de caça utilizadas em “Top Gun: Maverick”, houve tomadas de outros estilos.
Foram usadas câmeras de celulares da Apple nos carros. A produção criou um módulo de câmera personalizado com sensores, bateria e chip série A do iPhone para filmar em altíssima velocidade em cada veículo de Fórmula 1.
Carta branca para gravar “F1” nos bastidores

A equipe do filme “F1” contou com colaborações importantíssimas. A Liberty Media, a FIA e construtoras da Fórmula 1 deram autorização para que cenas acontecessem em seus paddocks, boxes e áreas técnicas.
Com isto, há sequências com bastante verossimilhança.
Patrocínios “reais” ajudaram a bancar “F1”

“F1” viu seu orçamento “inflado” graças a patrocinadores que contribuíram tanto para a equipe fictícia quanto para os custos de produção do filme. Constam entre os patrocínios marcas como EA Sports, Tommy Hilfiger, Expensify, MSC Cruises e Shark Ninja.
“F1” teve seu orçamento estimado em US$ 300 milhões. Além do principal prêmio do Oscar, concorre nas categorias de Melhor Montagem, Melhor Som e Melhores Efeitos Visuais.
O Oscar acontece em 15 de março.