Premiação mais respeitada do cinema mundial, Oscar é responsável por reverenciar a trajetória de atores a atrizes em seus 97 anos de história

Premiação mais aguardada do cinema, o Oscar se notabilizou não só por dar chancela a clássicos. Em sua história, a cerimônia foi responsável por ratificar o talento de atores e atrizes para o mundo.
Na contagem regressiva pela 98ª edição do Oscar, veja os atores e atrizes que mais vezes foram premiados.
E MAIS: O Oscar vem aí: conheça a história do evento mais tradicional do cinema
Katharine Hepburn – 4 estatuetas do Oscar

Uma das pioneiras de Hollywood, a atriz que inovou na moda é a mais reverenciadas pela Academia: Katharine Hepburn. Seu trabalho nas telas rendeu quatro estatuetas do Oscar.
A primeira delas aconteceu na edição de 1935, quando recebeu o Oscar de Melhor Atriz por sua atuação em “Manhã de Glória”. No filme de Lowell Sherman, Katharine Hepburn interpreta Eve Lovelace, a jovem ambiciosa que tenta se tornar uma atriz de teatro bem-sucedida.
No Oscar 1968, Katharine Hapburn recebeu sua segunda estatueta de Melhor Atriz. O prêmio foi por sua atuação no histórico “Adivinhe Quem Vem Para Jantar”, de Stanley Kramer, O filme mostra os desdobramentos da reação de uma família norte-americana branca de classe média alta ao receber a notícia de que a filha se casará com um renomado médico negro.
Na edição de 1969, Katharine Hapburn recebeu mais um Oscar. Desta vez, por sua atuação em “O Leão No Inverno”, adaptação da peça homônima e que conta a história do Rei Henrique II. Katharine recebeu o Oscar de Melhor Atriz por sua interpretação como rainha Eleanor de Aquitanda. Mas desta vez o Oscar promoveu um empate na categoria: Barbra Streissand também foi premiada, por sua atuação em “Funny Girl – Uma Garota Genial”.
Em 1982, Katharine Hapburn recebeu o Oscar de Melhor Atriz novamente. Desta vez, o prêmio aconteceu pelo papel de Ethel Tayler em “Num Lago Dourado”. A atriz foi indicada 12 vezes pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.
Meryl Streep – 3 estatuetas do Oscar

Outro nome muito reverenciado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas é o de Meryl Streep. A atriz recebeu três estatuetas do Oscar.
Sua primeira premiação aconteceu em 1980. Meryl Streep foi premiada com o Oscar na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante por sua atuação em “Kramer vs. Kramer”. No filme de Robert Benton baseado no romance homônimo de Avery Coman, a atriz interpreta a esposa de Ted (vivido por Dustin Hoffmann), na trama que aborda o impacto de um divórcio na rotina da família.
Seu primeiro Oscar de Melhor Atriz veio na edição de 1983. Meryl Streep foi reverenciada por sua interpretação em “A Escolha de Sofia”. No filme de Alan J. Pakula baseado em romance de Willian Styron, Meryl faz o papel de uma mãe polaca presa num campo de concentração durante a Segunda Guerra Mundial e que, devido a uma exigência de um soldado nazista, é obrigada a tomar uma decisão bem difícil.
No ano de 2012, Meryl Streep ganhou seu segundo Oscar de Melhor Atriz (e terceiro na carreira). O prêmio foi por sua atuação em “A Dama de Ferro”. A atriz interpretou Margaret Thatcher no filme de Phyllida Lloyd que conta a vida e a trajetória da ex-primeira-ministra do Reino Unido.
Meryl Streep foi indicada ao Oscar 21 vezes em sua carreira.
Jack Nicholson – 3 estatuetas do Oscar

Jack Nicholson é outro nome bastante celebrado pela Academia. O ator venceu o Oscar em três oportunidades.
Seu primeiro prêmio aconteceu em 1976, quando ganhou o Oscar de Melhor Ator por sua interpretação no clássico “Um Estranho No Ninho”. No filme de Milos Forman, Jack Nicholson interpreta Randle Patrick McMurphy , um meliante que finge ser louco para ser internado num hospital psiquiátrico e causa uma reviravolta que leva a situações desafiadoras.
No ano de 1998, Jack Nicholson recebeu novo Oscar de Melhor Ator. Desta vez, por seu trabalho na comédia “Melhor É Impossível”, na qual ele interpreta um romancista que sofre de transtorno obsessivo-compulsivo e se envolve com sua vizinha.
Em 1984, Jack Nicholson ainda recebeu o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por sua atuação em “Laços de Ternura”. O ator coleciona 12 indicações na história.
Ingrid Bergman – 3 estatuetas do Oscar

Atriz que ficou marcada por protagonizar “Casablanca”, Ingrid Bergman também foi reverenciada pela Academia. A atriz é uma das mais premiadas do Oscar.
Ingrid Bergman foi laureada pela primeira vez na edição de 1945. Ela recebeu o Oscar de Melhor Atriz por sua interpretação em “À Meia-Luz”. No suspense de George Cukor baseado na peça teatral de James Hamilton, Ingrid faz o papel de Paula Alquist, que durante a trama é manipulada por seu marido para acreditar que está enlouquecendo.
Ingrid Bergman voltou a ser premiada com o Oscar de Melhor Atriz na edição de 1957. Desta vez, por sua atuação em “Anastasia”, filme biográfico dirigido por Anatole Litvak. A atriz fez o papel da princesa Anastasia, filha do czar Nicolau II, que foi expulso na Revolução de 1917.
No ano de 1975, Ingrid Bergman recebeu o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por seu trabalho em “Assassinato No Expresso Oriente”. Baseado no clássico policial de Agatha Christie, o filme de Sidney Lumet traz a atriz no papel de Greta Ohisson.
Ingrid Bergman recebeu 7 indicações do Oscar.
Daniel Day-Lewis – 3 estatuetas do Oscar

A lista de atores mais premiados conta com Daniel Day-Lewis. O ator foi premiado em três edições diferentes do Oscar.
A primeira delas foi em 1990. Daniel Day-Lewis foi premiado com o Oscar de Melhor Ator por sua interpretação em “Meu Pé Esquerdo”, na qual ele fez o papel de Christy Brown na adaptação para as telas da autobiografia do artista. O pintor e escritor irlandês nasceu com uma severa paralisia cerebral e, mesmo com limitações de movimentos, aprendeu a escrever e a desenhar com pés e se tornou um artista consagrado.
Em 2008, Daniel Day-Lewis ganhou um novo Oscar de Melhor Ator. Desta vez, por seu trabalho em “Sangue Negro”, filme de Paul Thomas Anderson baseado no romance “Oil!”. Daniel interpreta um mineiro falido que vai para um vilarejo e logo encontra um poço de petróleo e lida com as consequências.
Na edição de 2013, Daniel Day-Lewis foi premiado novamente, por seu trabalho em “Lincoln”. Coube a ele fazer o papel do ex-presidente Abraham Lincoln no filme biográfico dirigido por Steven Spielberg.
O ator foi indicado em 6 oportunidades.
Frances McDormand – 3 estatuetas do Oscar

Frances McDormand é outro nome que se notabilizou aos olhos da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. A atriz foi premiada pelo Oscar em três oportunidades.
O primeiro prêmio aconteceu em 1997. Frances McDormand recebeu o Oscar de Melhor Atriz por seu trabalho em “Fargo”. No clássico de Joel e Ethan Cohen, ela interpreta Marge, uma policial grávida responsável por investigar um caso misterioso de sequestro e assassinatos em Fargo.
Em 2018, Frances McNormand foi premiada com o Oscar de Melhor Atriz por sua atuação em “Três Anúncios Para Um Crime”. No filme de Martin McDonagh, ela interpreta Mildred Hayes, mulher inconformada com a falta de solução em torno do brutal assassinato de sua filha e que toma uma solução drástica: alugar três outdoors para chamar atenção em torno do crime.
Frances McNormand ainda recebeu o Oscar de Melhor Atriz em 2021 por “Nomadland”. No filme de Chloé Zhao, ela interpreta uma mulher que, após o colapso econômico de Nevada, parte em uma van e explora uma vida fora da sociedade convencional.
A atriz recebeu 6 indicações da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.
Walter Brennan – 3 estatuetas do Oscar

Walter Brennan foi outro nome muito reverenciado no Oscar. O ator recebeu 3 estatuetas em 4 indicações.
O primeiro prêmio aconteceu no Oscar de 1937. Naquele que é considerado seu melhor trabalho, Brennan foi laureado como Melhor Ator Coadjuvante por “Meu Filho É Meu Rival”, onde fez Swan Bostrom.
Na edição de 1939, Walter Brennan recebeu o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por seu trabalho em “Kentucky”, filme que adapta o tom de Romeu e Julieta para as pradarias de Kentucky. Em 1941, Brennan também foi premiado com o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por seu trabalho como o juiz Roy Bean no faroeste “A Última Fronteira”.
Quando será realizado o Oscar?

A entrega do Oscar 2026 acontece no dia 15 de março. A expectativa é de que haja presença brasileira em diversas categorias. O filme “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho estrelado por Wagner Moura, é um dos cotados.