
A consagração a “O Agente Secreto” no exterior teve mais um momento marcante neste domingo. A obra de Kleber Mendonça Filho foi premiada no Film Independent Spirit Awards.
“O Agente Secreto” recebeu o prêmio de Melhor Filme Internacional pelo festival, promovido pela Film Independent, organização de artes sem fins lucrativos sediada em Los Angeles, Estados Unidos.
Cineasta celebra prêmio a “O Agente Secreto” no Carnaval

O diretor Kleber Mendonça Filho, a produtora Emilie Lesclaux e o ator Wagner Moura subiram ao palco para receber o prêmio por “O Agente Secreto”.
No discurso, o cineasta falou sobre o momento no qual “O Agente Secreto” recebeu o Spirit Awards e destinou palavras para programadores de cinema:
-Obrigado! É época de Carnaval no Brasil agora. Obrigado, Film Independent. Também um abraço para a Neon, é bom trabalhar com voces grande grupo de cinéfilos. Eu também quero agradecer aos programadores ao redor do mundo de cinema, continuem a programar filmes nos cinemas. Eu, realmente, acredito que programar filmes no cinema é mais e mais um ato político – e, em seguida, destinou seu discurso a jovens cineastas:
– Isso também vai aos jovens cineastas, temos chance de fazer interessantes filmes sobre vida, sobre pessoas, sobre seus vizinhos. Cinema é uma manifestação sobre as próprias memórias, e relembrar também é um ato político – completou.
Diretor agradece a Wagner Moura e Emilie Lesclaux

Kleber Mendonça Filho ainda deixou um agradecimento a Wagner Moura, protagonista de “O Agente Secreto”, e aos demais artistas que trabalharam no filme.
– Eu quero compartilhar este prêmio com mais de 60 artistas em “O Agrnte Secreto” e dizer que amo todos eles. Para o senhor Wagner Moura. Eu escrevi o personagem exclusivamente para ele. E foi uma experiência fantástica trabalhar com ele. Obrigado, Wagner!
Em seguida, agradeceu a Emilie Lesclaux:
– Emilie Lesclaux, produtora… Emilie Lesclaux é minha parceira de vida –
– Je t’aime! Obrigado, bichinha – disse.
Udo Kier é reverenciado por diretor

O cineasta ainda dedicou o prêmio a Udo Kier, ator alemão que trabalhou em “O Agente Secreto”. Udo morreu em 23 de novembro de 2025, aos 81 anos.
– E a última coisa que eu quero dizer é que eu quero dedicar este prêmio a Udo Kier. Nós perdemos Udo recentemente, e eu acredito que Udo era um verdadeiro espírito independente. Muito obrigado! – afirmou.
“O Agente Secreto” tem 64 prêmios em sua trajetória em festivais. O filme ainda recebeu quatro indicações ao Oscar.