“O Agente Secreto” se consagra em festival de cinema realizado na Espanha

A trajetória de “O Agente Secreto” no exterior teve mais um momento de consagração. O trabalho dirigido por Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura foi eleito o Melhor Longa-Metragem do Festival de Cinema de Gáldar 2025.
O evento realizado nas Ilhas Canárias, na Espanha, acentua o otimismo em torno de “O Agente Secreto”. O Festival de Cinema de Gáldar é considerado uma prévia do Goya, a maior premiação do cinema espanhol.
O filme rendeu a Palma de Ouro de Melhor Direção (para Kleber Mendonça Filho) e de Melhor Interpretação Masculina (para Wagner Moura) no Festival de Cannes. Em Cannes, o filme ainda recebeu o Prêmio FIPRESCI (Federação Internacional de Críticos de Cinema) e “Art et Essai”, concedido pela AFCAE (Associação Francesa de Cinema d’Art et d’Essai).
No Festival de Cinema de Lima – PUCP, no Peru, recebeu os prêmios de Melhor Filme do Júri Oficial e Melhor Filme pela crítica internacional (FIPRESCI). No Festival de Internacional de Chicago, Wagner Moura recebeu o prêmio de Melhor Ator.
“O Agente Secreto” tem pré-estreias pelo país

Previsto para chegar ao circuito brasileiro em 6 de novembro, “O Agente Secreto” vem tendo pré-estreias pelo país afora. No dia 25 de outubro houve sessões de pré-estreias. No início do mês de novembro haverá novas sessões nas cidades.
A estreia do filme no Brasil aconteceu em Recife. Posteriormente, houve sessões esgotadas no Festival do Rio e na Mostra de Cinema de São Paulo.
Wagner Moura opina sobre estilo de Kleber Mendonça Filho fazer “O Agente Secreto”
O ator Wagner Moura destacou a forma como “O Agente Secreto” trouxe um olhar peculiar para a década de 1970 do Recife. Para ele, o filme, que foi exibido no Festival do Rio, traz a marca bem forte das referências de Kleber Mendonça Filho como cineasta.
Wagner Moura recebeu a Palma de Ouro em Cannes de Melhor Ator por sua interpretação em “O Agente Secreto”.