Dirigido por Kleber Mendonça Filho, “O Agente Secreto” é indicado em quatro categorias na cerimônia mais cobiçada da história do cinema. Saiba mais!

“O Agente Secreto” atingiu um momento gigantesco da sua escalada internacional. Nesta quinta-feira, o Oscar anunciou que o filme de Kleber Mendonça Filho está entre os cotados para sua premiação.
“O Agente Secreto” tem quatro indicações ao Oscar: nas categorias de Melhor Escalação de Elenco, Melhor Filme Internacional, Melhor Ator (para Wagner Moura) e Melhor Filme. Com isto, o trabalho estrelado por Wagner Moura igualou o feito de “Cidade de Deus” no Oscar 2004 e se tornou o filme brasileiro com mais indicações na história da cerimônia.
E MAIS: O Oscar vem aí: conheça a história do evento mais tradicional do cinema
“O Agente Secreto” é indicado em categoria inédita

Uma das indicações de “O Agente Secreto” foi na recém-criada categoria de Escalação de Elenco. O prêmio é destinado de seleção e escalação de um conjunto de atores para uma obra.
O filme concorrerá com “Hamnet – A Vida Antes de Hamlet”, “Marty Supreme”, “Pecadores” e “Uma Batalha Após A Outra”.
E MAIS: O Oscar vem aí: saiba quais são os atores mais premiados na história da cerimônia
“O Agente Secreto” leva o Brasil para nova disputa a Oscar de Melhor Filme Internacional

Com “O Agente Secreto”, o Brasil disputa pelo segundo ano consecutivo à categoria de Melhor Filme Internacional. O feito não acontecia desde os anos de 1998 e 1999, com “O Que É Isso, Companheiro?”, de Bruno Barreto, e “Central do Brasil”, de Walter Salles, respectivamente.
O filme de Kleber Mendonça Filho tem concorrentes de peso: “Foi Apenas Um Acidente” (França), “Valor Sentimental” (Noruega), “Sirat” (Espanha) e “A Voz de Hind Rajab” (Tunísia).
Wagner Moura consegue feito inédito para o Brasil

A atuação de Wagner Moura rendeu um feito histórico. Coube a ele ser o primeiro brasileiro a entrar na lista de indicados ao Oscar de Melhor Ator.
Vencedor do Globo de Ouro de Drama, Wagner Moura concorrerá com Timothée Chalamet (“Marty Supreme”), Leonardo DiCaprio (“Uma Batalha Após A Outra”), Ethan Hawke (“Blue Moon”) e Michael B. Jordan (“Pecadores”).
“O Agente Secreto” entra na disputa por Melhor Filme

“O Agente Secreto” ainda conseguiu novo feito histórico. O trabalho de Kleber Mendonça Filho estrelado por Wagner Moura ficou entre os concorrentes da principal categoria: Melhor Filme.
“O Agente Secreto” terá como adversários “Bugonia”, “F1”, “Frankenstein”, “Hamnet – A Vida Antes de Hamlet”, “Marty Supreme”, “Uma Batalha Após A Outra”, “Valor Sentimental” e “Pecadores”.
Brasil tem mais um indicado

O país ainda tem um representante na cerimônia do Oscar 2026. Trata-se de Adolpho Veloso, indicado para a categoria de Melhor Fotografia por seu trabalho em “Sonhos de Trem”, filme de Clint Bentley.
Seus concorrentes serão Dan Laustsen (“Frankenstein”), Darius Khondji (“Marty Supreme”), Michael Bauman (“Uma Batalha Após A Outra”) e Autumn Durald Arkapaw (“Pecadores”).
Quando acontecerá o Oscar?

A cerimônia do Oscar acontecerá no dia 15 de março.