
O Brasil terá um representante na disputa pelo prêmio de Melhor Documentário no Festival de Berlim 2026. Trata-se de “A Fabulosa Máquina do Tempo”.
Dirigido por Eliza Capai, “A Fabulosa Máquina do Tempo” chega à Berlinale com um grandes expectativas.
E MAIS: Oscar 2026: saiba onde assistir às produções que concorrem ao prêmio de Melhor Filme
“A Fabulosa Máquina do Tempo”: um olho em Berlim e outro no Oscar 2027
“A Fabulosa Máquina do Tempo” é o único filme brasileiro a concorrer a esta honraria. Com 16 concorrentes, a categoria de Melhor Documentário contempla diferentes seções do evento (Competição Oficial, Panorama, Fórum, Generation e Berlinale Special).
O vencedor se torna elegível para tentar uma vaga na categoria de Melhor Documentário no Oscar. Além disto, recebe uma premiação em dinheiro, no valor de 40 mil euros.
“A Fabulosa Máquina do Tempo” está em outra Mostra da Berlinale
Rodado no Piauí, o documentário revela as múltiplas perspectivas das meninas sobre temas que vão desde a complexidade do casamento e das diferenças de gênero até as alegrias da infância. O filme é produzido pela Amana Cine em coprodução com Globo Filmes, GloboNews e Canal Brasil.
“A Fabulosa Máquina do Tempo” abre a Mostra Generation Kplus da Berlinale, responsável por destacar produções que abordem narrativas criativas sobre crescimento e amadurecimento , competindo também pelo Urso de Cristal. Os vencedores serão revelados em 21 de fevereiro.
O Festival de Berlim ocorre entre 12 e 22 de fevereiro.