A

O Festival do Rio tem entre suas novidades apresentadas uma trama voltada para o surpreendente intervalo entre as mortes de Juscelino Kubitscheck e João Goulart, dois ex-presidentes da República que tiveram seus direitos cassados durante a Ditadura Militar. Dirigido por André Sturm, “A Conspiração Condor” é estrelado por Mel Lisboa.
A atriz Mel Lisboa falou sobre a exibição do filme:
Além disto, Mel Lisboa destacou como é sua personagem:
O elenco traz, além de Mel Lisboa, Maria Manoella, Nilton Bicudo e uma participação especial de Pedro Bial.
O cineasta André Sturm falou sobre o que o levou a fazer “A Conspiração Condor”:
A trama do filme estrelado por Mel Lisboa começa em agosto de 1976, quando o ex-presidente Juscelino Kubitschek, viaja pela rodovia Dutra quando seu carro cruza a estrada e bate de frente em um caminhão, causando sua morte imediata. Comoção no país.
Silvana (vivida por Mel Lisboa), uma jornalista de coluna social de um importante jornal, durante sua cobertura do velório escuta uma série de conversas que levantam suspeitas em relação ao acidente. Ao buscar mais informações, começa a perceber que algo não está certo. Seu editor a desestimula, mas ela decide investigar e descobre informações surpreendentes. Quando em dezembro do mesmo ano, o ex-presidente João Goulart, pouco depois de voltar de Paris onde fizera uma série de exames, morre de infarto, Silvana consegue autorização para entrevistar a viúva de Jango na Argentina e, após a visita suas suspeitas de uma Conspiração crescem ainda mais.
Pedro Bial fala do seu trabalho como ator em filme exibido no Festival do Rio
Um dos filmes exibidos no Festival do Rio traz no elenco um nome bastante inusitado. Em “A Conspiração Condor”, o diretor André Sturm abriu espaço para que o jornalista Pedro Bial trabalhasse como ator. No filme, que tem como ponto de partida o intervalo de cerca de três meses entre as mortes dos ex-presidentes Juscelino Kubitscheck e João Goulart, Bial faz o papel de uma figura ilustre na política.
Cabe a Pedro Bial interpretar o jornalista Carlos Lacerda, o ex-governador do estado da Guanabara e ex-deputado federal e uma figura controversa da política.