27ª edição do evento abre espaço para filmes sobre artistas e movimentos musicais marcantes do país

A 27ª edição do Festival do Rio terá um repertório extenso de homenagens a artistas e a estilos musicais do país. O evento, que teve início dia 2 e durará até 12 de outubro, trará filmes que mostram a pluralidade do cancioneiro brasileiro.
Veja abaixo os filmes com alto nível musical:
As Dores do Mundo – Hyldon

A obra de Hyldon ganha espaço no documentário de Emilio Domingos e Felipe David Rodrigues. O cantor e compositor celebra 50 anos de seu histórico álbum “Na Rua, Na Chuva, Na Fazenda”. Autor de músicas como “As Dores do Mundo”, “Na Sombra de Uma Árvore” e “Um Lugar Legal”, seu repertório é inspirado em histórias reais, ao sabor do soul romântico de um dos maiores compositores da nossa música popular. O documentário segue a formação e o trajeto do menino do sertão da Bahia ao jovem no topo das paradas de sucesso no Brasil, retratando um artista que sempre fez questão de ser livre e teve parceiros como Cassiano e Tim Maia.
- NO FESTIVAL DO RIO:
- 04/10 – 21h30 – Estação Net Gávea 1 – Gávea
- 04/10 – 21h30 – Estação Net Gávea 2 – Gávea
- 07/10 – 20h30 – CineCarioca José Wilker 1 – Laranjeiras
- 10/10 – 13h45 – Cinesystem Belas Artes 5 – Botafogo
- 12/10 – 18h15 – Cine Santa Teresa – Santa Teresa
Ary

A história de Ary Barroso rende filme sob o olhar do cineasta André Weller. Narrado em primeira pessoa pelo ator Lima Duarte, o trabalho passa pela infância do compositor aos dias de glória no Rio de Janeiro. Além disto, mistura ficção com imagens raras de arquivo, regadas ao repertório que traz clássicos como “Aquarela do Brasil”, “No Tabuleiro da Baiana” e “No Rancho Fundo”.
- NO FESTIVAL DO RIO:
- 05/10 – 18h15 – Estação Net Gávea 3 – Gávea
- 09/10 – 13h45 – Cinesystem Belas Artes 5 – Botafogo
- 11/10 – 16h – Cine Santa Teresa – Santa Teresa
Ninguém Pode Provar Nada – A Inacreditável História de Ezequiel Neves

Em uma mescla entre documentário e ficção, o cineasta Rodrigo Pinto se debruça sobre a trajetória de Ezequiel Neves, controverso ator, jornalista e produtor musical. Múltiplo, ele tem resgatadas tanto memórias desde sua infância até suas relações passionais com nomes como Rita Lee e Cazuza, poeta com quem compôs clássicos como “Exagerado” e “Codinome Beija-Flor”.
Para costurar as inacreditáveis histórias de Ezequiel Neves o filme mergulha em um acervo com mais de 60 horas de entrevistas inéditas e vasta documentação, arquivo falso. Além disto, são recriadas por inteligência artificial entrevistas e trechos de filmes que foram inventados mas deveriam ter existido.
- NO FESTIVAL DO RIO:
- 05/10 – 21h30 – Estação Net Gávea 1 – Gávea
- 05/10 – 21h30 – Estação Net Gávea 2 – Gávea
- 06/10 – 13h45 – Cine Santa Teresa – Santa Teresa
- 07/10 – 13h45 – Cinesystem Belas Artes 5 – Botafogo
Dona Onete – Meu Coração Nesse Pedacinho Aqui

O documentário volta suas atenções para Dona Onete, que se tornou uma estrela da música aos 72 anos, mas sua história começou muito antes e é conhecida também por ser professora, militante e guardiã de saberes amazônicos. Neste filme que a diretora Mini Kerti rodou entre rios e matas do Pará, a cantora solta a voz entre os banzeiros, os botos e os sabores da floresta com humor e sabedoria em uma celebração da Amazônia viva que pulsa em sua voz.
- NO FESTIVAL DO RIO:
- 06/10 – 19h15 – Estação Net Gávea 5 – Gávea
- 06/10 – 19h15 – Estação Net Gávea 4 – Gávea
- 07/10 – 13h30 – Cine Odeon – Centro
- 08/10 – 16h15 – Cinesystem Belas Artes 5 – Botafogo
Vou Tirar Você Desse Lugar

O filme de Dandara Ferreira faz uma travessia poética pelo imaginário subversivo de Odair José, cantor e compositor que desafiou moralismos e primou por uma honestidade feroz em canções como “Vou Tirar Você Desse Lugar”, “Pare de Tomar a Pílula”e no disco “O Filho de José e Maria”. O filme revela o pensamento artístico de quem ousou falar de sexualidade, aborto, fé e desejo em um país marcado pela repressão. Entre arquivos, performances e delírios visuais, a obra se constrói como um manifesto sensível sobre liberdade e contracultura em seu repertório marcado pela inquietação.
- NO FESTIVAL DO RIO:
- 06/10 – 21h30 – Estação Net Gávea 1 – Gávea
- 06/10 – 21h30 – Estação Net Gávea 2 – Gávea
- 08/10 – 16h – Cine Santa Teresa – Santa Teresa
Massa Funkeira

O documentário de Ana Rieper volta-se para falar sem moralismos para falar de sexo a partir do universo do funk, gênero musical de maior potência e popularidade no país. O objetivo é revelar como, pelo corpo, pela dança, pelas letras e vivências de seus artistas, o movimento musical expressa resistência, desejo, prazer e afirmação pessoal. Em uma combinação de registros de bailes, corpos em movimento, grandes personagens desse universo, cenas cotidianas e um batidão que quando toca ninguém fica parado, o filme celebra o funk como força vital e cultural da periferia brasileira.
- NO FESTIVAL DO RIO:
- 07/10 – 19h15 – Estação Net Gávea 5 – Gávea
- 07/10 – 19h15 – Estação Net Gávea 4 – Gávea
- 08/10 – 13h30 – Cine Odeon – Centro
- 08/10 – 13h30 – Cine Odeon – Centro
Fernanda Abreu – Da Lata 30 Anos, O Documentário

Dirigido por Paulo Severo, o documentário resgata parte do vasto material inédito captado em vídeo no ano de 1995, durante o período no qual Fernanda Abreu gravava o álbum “Da Lata”. Seu trabalho inclui músicas como “Veneno da Lata”, “Garota Sangue Bom” e “Brasil É O País do Suingue”, além de suas interpretações de músicas como “Babilônia Rock” e “É Hoje”.
Os registros foram feitos nos estúdios no Rio de Janeiro, com mixagem no Soul II Soul Studio / Londres. As filmagens de videoclipes aconteceram na sessão de fotos com Walter Carvalho para a capa e em trechos do show Da Lata. O filme conta também com depoimentos atuais dos colaboradores envolvidos no universo “da lata” na época. Trata-se de uma celebração musical e visual contextualizada na expressão social e cultural da cidade do Rio de Janeiro e do Brasil de 1995.
- NO FESTIVAL DO RIO:
- 08/10 – 21h30 – Estação Net Gávea 1 – Gávea
- 08/10 – 21h30 – Estação Net Gávea 2 – Gávea
- 09/10 – 18h15 – Cine Santa Teresa – Santa Teresa
- 11/10 – 21h15 – Cine Belas Artes Botafogo 5 – botafogo
Anos 90: A Explosão do Pagode

Dirigido por Emilio Domingos e Rafael Boucinha, o documentário revive a década de ouro do pagode e celebra a era de ouro que marcou uma geração. O filme intercala imagens de arquivo com depoimento de artistas e personalidades para contar as raízes do pagode, seu sucesso meteórico e o legado para a música atual. O filme ainda reúne grandes nomes do pagode com nomes da música atual para fazerem releituras de canções atemporais.
- NO FESTIVAL DO RIO:
- 09/10 – 19h30 – Estação Net Botafogo 1 – Botafogo
- 11/10 – 14h – Cinesystem Belas Artes 6 – Botafogo
Festival do Rio teve início nesta quinta-feira
O início de outubro marcou a chegada de mais uma edição do Festival do Rio. Previsto para acontecer entre os dias 2 e 12 de outubro, o evento chega em 2025 à sua 27ª edição e reflete em sua história a pluralidade do cinema brasileiro e o espaço para filmes do país e do mundo.O filme de abertura foi “Depois da Caçada”, estrelado por Julia Roberts, Andrew Garfield e Ayo Edeberi e dirigido por Luca Guadagnino.
A primeira edição do Festival do Rio aconteceu em 1999, quando houve uma mudança no calendário cinematográfico carioca. Desde a década de 1980, dois festivais de cinema aconteciam na cidade: o Rio Cine Festival e a Mostra Banco Nacional de Cinema.
A edição inaugural do Festival do Rio voltou suas atenções basicamente para curtas e vídeos. Somente em anos posteriores foram incluídas premiações para longas-metragens.