“A Queda do Céu”, premiado filme de Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha centralizado no líder Davi Kopenawa, entra em circuito no Brasil

O sinal de alerta em torno da pauta Yanomani tem sua mensagem expandida. O premiadíssimo documentário brasileiro “A Queda do Céu”, de Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha, é uma das novidades no circuito brasileiro.
Inspirado no livro homônimo de Davi Kopenawa e Bruce Albert, o filme, que teve pré-estreia no Rio de Janeiro, é considerado um apelo no qual os Yanomami trazem seu olhar sobre situações que envolvem o mundo. O diretor Eryk Rocha destaca a forma como o trabalho propõe reflexões para o país.
Diretor Eryk Rocha detalha o processo em torno de “A Queda do Céu”
O cineasta valorizou a maneira como as filmagens de “A Queda do Céu” dialogaram com o livro homônimo de Davi Kopenawa e Bruce Albert.
Cineasta destacou a chance de “A Queda do Céu” ser exibida no COP30
O diretor valorizou um dos momentos que o filme teve antes de sua chegada aos cinemas. “A Queda do Céu” foi exibido durante a COP30, em uma sessão seguida de debate com Eryk Rocha e o líder indígena Davi Kopenawa.
Diretor destaca a chegada de “A Queda do Céu” aos cinemas
O diretor Eryk Rocha exaltou a ansiedade que envolve a equipe pela chegada do documentário “A Queda do Céu” aos cinemas.
Documentário chega após sucessão de premiações

“A Queda do Céu” chega ao circuito após uma excelente repercussão no exterior. Após sua estreia mundial em Cannes, o filme passou por 80 festivais e foi premiado mundo afora.
Entre os prêmios recebidos, “A Queda do Céu” venceu o Grande Prêmio do Júri da Competição Kaleidoscope do festival DOC NYC, o maior festival de documentários dos Estados Unidos da América. Além disto, ganhou Prêmio Especial do Júri da Competição Internacional no DMZ Docs 2024 (Coreia do Sul), o maior da Ásia, o Prêmio de Melhor Som e Melhor Direção de Documentário no Festival do Rio (Brasil) e o Prêmio ABC 2025 (Brasil) nas categorias Melhor Direção de Fotografia, Melhor Montagem e Melhor Som;.
Também recebeu as premiações de Melhor Longa Metragem Documentário Internacional no 27º Festival Internacional de Cinema de Guanajuato GIFF 2024 (México), Prêmio Fundação INATEL no Festival DocLisboa 2024 (Portugal) e o Prêmio Principal Fethi Kayaalp no Festival Internacional de Documentários Ecológicos de Bozcaada 2025 (Turquia).
A partir do poderoso testemunho do xamã e líder Yanomami Davi Kopenawa, o filme “A Queda do Céu” acompanha o importante ritual, Reahu, que mobiliza a comunidade de Watorikɨ num esforço coletivo para segurar o céu. O trabalho faz uma contundente crítica xamânica sobre aqueles chamados por Davi de povo da mercadoria, assim como sobre o garimpo ilegal e a mistura mortal de epidemias trazidas por forasteiros que os Yanomami chamam de epidemias “xawara”. Além disto, traz em primeiro plano a beleza da cosmologia Yanomami, dos espíritos xapiri e sua força geopolítica que nos convida a sonhar longe.