
O BAFTA oficializou nesta terça-feira a lista de indicados de sua edição de 2026. O maior destaque foi para a forma como “O Agente Secreto” ganhou projeção no “Oscar britânico”.
Dirigido por Kleber Mendonça Filho, “O Agente Secreto” foi indicado em mais de uma categoria.
E MAIS: Oscar 2026: saiba onde assistir às produções que concorrem ao prêmio de Melhor Filme
“O Agente Secreto” em alta no BAFTA

A obra de Kleber Mendonça Filho estrelado por Wagner Moura recebeu indicações em duas categorias do BAFTA. Uma delas é a de Melhor Roteiro Original, na qual tem como adversários “I Swear”, “Marty Supreme”, “Pecadores”, “Valor Sentimental” e “Sonhos de Trem”.
A outra indicação foi em Melhor Filme em Língua Não-Inglesa. No BAFTA, “O Agente Secreto” disputa com “Foi Apenas um Acidente”, da França, “Valor Sentimental”, da Noruega, “Sirât”, da Espanha, e “A Voz de Hind Rajab”, da Tunísia.
E MAIS: Oscar 2026: dois filmes entram para lista histórica de indicações. Saiba os detalhes!
“Apocalipse Nos Trópicos” concorre ao BAFTA

O Brasil tem indicados em outras categorias do BAFTA. “Apocalipse Nos Trópicos”, de Petra Costa, disputará a categoria de Melhor Documentário.
O filme que fala sobre a influência da religião neopentecostal na política brasileira concorre com “A 2.000 Metros de Andriivka”, “Seymour Hersh: Em Busca da Verdade”, “Mr. Nobody Against Putin” e “A Vizinha Perfeita”.
Brasileiro concorre em outra categoria do BAFTA

Há um representante brasileiro em outra categoria. Trata-se de Adolpho Veloso. O profissional foi indicado ao BAFTA de Melhor Fotografia por seu trabalho em “Sonhos de Trem”.
O BAFTA será realizado em 22 de fevereiro.