“O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, recebe seis prêmios. “O Último Azul” e “O Coração das Trevas” estão entre os premiados no festival

O 46º Festival Internacional do Novo Cinema Latino-Americano de Havana trouxe mais um momento de consagração para “O Agente Secreto”. O filme dirigido por Kleber Mendonça Filho foi o destaque da cerimônia, que ficou marcada por ampla premiação para produções brasileiras.
“O Agente Secreto” foi reverenciado em seis categorias do Prêmio Coral.
“O Agente Secreto” é um dos mais reverenciados do festival

Representante do Brasil na disputa do Oscar de Melhor Filme Internacional, “O Agente Secreto” recebeu prêmios em seis categorias. O filme foi premiado nas categorias de Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Edição, Melhor Trilha Sonora e Melhor Direção de Arte.
Além disto, “O Agente Secreto” recebeu o prêmio do Júri Popular, o disputado “Boleto de la Popularidad”, votado por verdadeira multidão de espectadores
Presença brasileira vai além de “O Agente Secreto”

“O Último Azul” também saiu premiado. Denise Weinberg recebeu o prêmio de Melhor Atuação Feminina por seu trabalho no filme de Gabriel Mascaro.
O filme “Coração das Trevas”, de Rogério Nunes, recebeu o Prêmio Coral de Melhor Longa-Metragem de Animação. Além disto, teve prêmios na categoria Ópera Prima (realizações de diretores estreantes), com o brasiliense “A Natureza das Coisas Invisíveis”, de Rafaela Camelo, e o carioca “Precisamos Falar”, de Raquel Diniz e Pedro Waddington.
“Terra Enferma”, de Fred Rahal e Kamikia Kisedje venceu na categoria de Melhor Curta-metragem em Documentário. “Safo”, dirigido por Rosana Urbes, recebeu Prêmio Especial do Júri em Animação e “O Rio Continua Lindo”, de Felipe Casanova, teve Prêmio Especial do Júri de Curta-metragem.
O Prêmio Coral de Melhor Longa-Metragem foi para o colombiano “Um Coral”, de Simón Mesa Soto. Além disto, recebeu os prêmios de Melhor Interpretação Masculina para Ubeimar Ríos, Prêmio Dom Quixote, da Federação Internacional de Cines Clubes, e o SIGNIS, do Ofício Católico de Cinema.