Primeira produção brasileira a vencer o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, “Ainda Estou Aqui” é reverenciado no Brasil e no Uruguai

A trajetória de destaque de “Ainda Estou Aqui” no Brasil e no exterior ficou ainda mais ampla nesta semana. A primeira produção brasileira a vencer o Oscar de Melhor Filme Internacional ganhou dois novos prêmios.
“Ainda Estou Aqui” foi reconhecido tanto no Brasil quanto no Uruguai nesta semana.
“Ainda Estou Aqui” recebe Troféu AIB de Imprensa

“Ainda Estou Aqui” recebeu o Troféu AIB de Imprensa 2025. O filme recebeu a categoria Destaque Especial.
Premiação concedida pela Associação da Imprensa do Brasil, o Troféu AIB destacou a relevância artística, histórica e emocional do longa que trouxe para o Brasil o primeiro Oscar de sua história. As atrizes Valentina Herszage e Luiza Kosovski estiveram na cerimônia.
Além de receberem a honraria em nome de toda a equipe do filme, as duas leram um agradecimento enviado por Walter Salles:
““Muito obrigado à AIB, esse prêmio é uma honra para todos nós que fizemos o filme, tão bem representado hoje por Valentina e Luiza. “Ainda Estou Aqui” fala sobre a importância da memória e da resistência durante os anos sombrios da ditadura militar.
O cinema e a imprensa estiveram muitas vezes juntos nessa luta, questionando o poder ditatorial. Neste momento em que a democracia está sendo atacada em tantos países, esse prêmio tem um significado ainda maior para todos nós. Muito obrigado e vida longa à democracia!” .
Walter Salles recebe mais um prêmio por “Ainda Estou Aqui”

“Ainda Estou Aqui” recebeu novo prêmio no exterior. Dirigido por Walter Salles, o trabalho foi considerado o Melhor Filme Ibero-Americano pela Associação de Críticos de Cinema do Uruguai.
O filme, até o momento, já foi visto por mais de 8,5 milhões de espectadores pelo mundo, passou por mais de 50 festivais nacionais e internacionais e ganhou em torno de 70 prêmios. Os principais são Oscar de Melhor Filme Internacional e o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme de Drama (para Fernanda Torres).