O início do ano costuma trazer não apenas novos planos e expectativas, mas também uma série de compromissos financeiros para os contribuintes. O calendário dos primeiros meses é tradicionalmente recheado de tributos obrigatórios que precisam ser quitados, como o IPVA, o IPTU e a taxa do Funesbom. Esses encargos impactam diretamente o orçamento das famílias e exigem planejamento para evitar atrasos, multas e juros. No entanto, é preciso também ficar atento para não cair em golpes, como o de falsos boletos. Saiba como emitir as guias de pagamento sem ter problema com os impostos no Rio de Janeiro.

IPVA
Para quitar o tributo, assim como em 2025, será necessário emitir o Documento de Arrecadação do Estado do Rio de Janeiro (Darj) exclusivamente pelo hotsite da Secretaria de Fazenda-RJ (Sefaz-RJ). Na plataforma, o contribuinte deverá clicar em “Emissão Darj IPVA” e informar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). A recomendação é digitar o endereço diretamente no navegador, evitando sites de busca que podem direcionar a endereços criados por golpistas.
O documento poderá ser quitado via PIX, em qualquer instituição financeira, ou por código de barras, em bancos parceiros (Bradesco, Itaú, Santander e Sicoob).
Caso o pagamento seja feito via PIX, o contribuinte deve se atentar às seguintes informações no aplicativo do banco antes confirmar a transação: o CNPJ 42.498.675/0001-52 e o nome do favorecido “SEFAZ RJ – SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA DO RJ”.
Leia Mais:
- Para onde vai o dinheiro do seu IPTU?
- Por que o IPVA é tão caro no Brasil?
- Existe IPVA nos Estados Unidos e na Europa? Confira
Além da emissão do Darj, o site do IPVA disponibiliza o acesso ao serviço de consulta de débitos, informações gerais e contatos da equipe especializada que trata do tributo.
Além de quitar o IPVA, o proprietário do veículo deve pagar a taxa de licenciamento anual. Aliás, atualmente custa R$ 293,71. Para isso, é preciso acessar esta página do Bradesco e gerar a Guia de Regularização de Taxas (GRT) referente ao CRLV. Basta informar o Renavam e emitir o boleto, que também traz um QR-Code para pagar por Pix.
IPTU
Os moradores da cidade do Rio de Janeiro têm até o dia 6 de fevereiro para quitar a cota única ou a primeira parcela do IPTU. Os contribuintes que optarem pelo pagamento à vista terão desconto de 7% no valor final, o mesmo valor concedido em 2025. Por outro lado, há a opção de parcelamento em até dez vezes.

As guias de pagamento começaram a ser enviadas pelos Correios a partir do dia 12 de janeiro. No site Carioca Digital, as cobranças poderão ser emitidas de forma online após 21 de janeiro. Assim, será necessário informar o número de inscrição do imóvel. De acordo com a prefeitura do Rio de Janeiro, o cidadão poderá baixar e imprimir todas as cotas de uma vez, sem precisar acessar o site todos os meses.
Funesbom
O Corpo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) já começou a enviar os boletos da Taxa de Incêndio de 2026 a partir do dia 5 de janeiro. As cobranças são entregues elos Correios e deverão ser quitadas entre 5 a 11 de fevereiro.

Os contribuintes poderão também emitir o boleto diretamente no site do Fundo Especial do Corpo dos Bombeiros (Funesbom), informando o número CBMERJ, a inscrição predial do IPTU ou o CPF – neste último caso, com autenticação pela plataforma Gov.br. A segunda via também poderá ser obtida pelo aplicativo 193RJ, disponíveis para Android e IOS, com as mesmas opções de consulta.