O Carnaval 2026 do Rio de Janeiro já começou. Nas ruas da cidade, diversos blocos iniciaram seus desfiles e essa onda vai além do calendário oficial. O Carnaval de Rua, com mais de 400 blocos, acontecerá de 17 de janeiro a 22 de fevereiro. É possível saber os horários e locais dos blocos e megablocos pelas ruas do Rio.

Ordem dos desfiles do Carnaval 2026: quem abre e quem fecha
A organização do evento promete movimentação recorde na economia local, em valores na casa dos bilhões. Assim, extraoficialmente já estamos nele, mas o período oficial vai de 15 a 17 de fevereiro. Fácil explicar.
Os desfiles das escolas de samba do Grupo Especial estabelecem o calendário oficial na prática. Ocorre de domingo (15) a terça-feira (17), na Sapucaí. Assim, é fácil saber quando será o carnaval na Sapucaí em 2026: basta consultar o calendário oficial.
A apuração ocorre na Quarta-feira de Cinzas, dia 18 de fevereiro, no Sambódromo, no Centro da cidade. No entanto, resta saber qual a ordem dos desfiles de Carnaval em 2026.
Conforme sorteio feito pela Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), a ordem é a seguinte:

Domingo (15 de Fevereiro de 2026)
- Acadêmicos de Niterói (campeã da Série Ouro)
- Imperatriz Leopoldinense
- Portela
- Mangueira
Segunda-feira (16 de Fevereiro de 2026)
- Mocidade Independente de Padre Miguel
- Beija-Flor de Nilópolis
- Unidos do Viradouro
- Unidos da Tijuca
Terça-feira (17 de Fevereiro de 2026)
- Paraíso do Tuiuti
- Unidos de Vila Isabel
- Acadêmicos do Grande Rio
- Acadêmicos do Salgueiro

Série Ouro (Sapucaí) terá desfiles na sexta-feira (13/02) e sábado (14/02). Vale destacar que, no Grupo Especial, o Salgueiro será a última escola a desfilar na terça-feira. O sorteio definiu a ordem com base nas colocações de 2025.